sicnot

Perfil

Mundo

Amnistia Internacional diz que EUA vão libertar 15 detidos de Guantánamo

A Amnistia Internacional (AI) anunciou esta segunda-feira que os Estados Unidos vão libertar 15 detidos da prisão de Guantánamo, criada para manter os prisioneiros da "guerra contra o terrorismo", depois do 11 de setembro de 2001.

O Pentágono declinou comentar esta informação avançada pela organização de defesa dos direitos humanos, que, por sua vez, precisou ainda não ter visto o anúncio do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Se a informação for confirmada, permanecerão 61 detidos na prisão, criada quando George W. Bush era presidente dos Estados Unidos.

O atual presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu encerrar a prisão em 2009, mas isso não aconteceu até agora, apesar de as libertações terem acelerado nos últimos tempos.

Lusa

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Viver em Évora
    5:11
  • Ano letivo "de uma maneira geral começou bem"

    País

    O Presidente da República considerou esta sexta-feira que o ano letivo "de uma maneira geral começou bem" e defendeu a possibilidade serem feitas "correções" a situações "injustas ou discutíveis" entre os concursos que se realizam de quatro em quatro anos.