sicnot

Perfil

Mundo

Terra treme perto de Fukushima

Japão, 11 de março de 2011: um sismo de magnitude 9 seguido de um tsunami devastou a região de Tohoku (nordeste), fazendo quase 19.000 mortos e provocando um grave acidente nuclear na central de Fukushima.

© Yomiuri Yomiuri / Reuters

Um sismo de magnitude 5,6 foi hoje registado ao largo de Fukushima, no Japão, sem ativar o alerta de tsunami, anunciou a agência japonesa de meteorologia.

O abalo foi sentido até Tóquio e ocorreu no mar, com epicentro a cerca de 28 quilómetros de profundidade, precisou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo.

A companhia de eletricidade Tokyo Electric Power (Tepco), o operador da central Fukushima Daiichi, não observou qualquer impacto imediato nas instalações, segundo um porta-voz citado pela AFP, acrescentando que estão em curso "verificações".

Estas instalações nucleares foram destruídas em março de 2011 por um tsunami provocado por um forte tremor de terra.

O Japão, situado na junção de quatro placas tectónicas, regista mais de 20% do total dos sismos em todo o mundo e em abril foi atingido por um conjunto de tremores de terra na região de Kumamoto, no sudoeste do país, que provocaram cerca de 50 mortos.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.