China lança primeiro satélite de telecomunicação quântica do mundo

O primeiro satélite de telecomunicação quântica do mundo foi lançado na madrugada de hoje na China, a partir do centro de lançamento de Jiuquan, no deserto de Gobi, avançou a imprensa oficial.

Designado de QUESS (sigla em inglês para Experiências com Quânticos à Escala Espacial) e com um peso de 600 quilos e o tamanho de um automóvel, o satélite foi lançado com foguetes propulsores Longa Marcha 2D.

O satélite, com o qual a China quer investigar a teleportação e formas de comunicação a distâncias impossíveis de intercetar, vai girar em torno da Terra a cada 90 minutos e a uma altura de 500 quilómetros, numa órbita sincronizada com o sol.

O QUESS também é referido pelo programa espacial chinês como "Micio", em homenagem ao cientista e ótico da China Antiga, que há 2.500 anos inventou a primeira câmara escura.

A principal missão do satélite é tentar transmitir à Terra e receber a partir desta fotões quânticos, que em teoria não podem ser separados ou duplicados, o que pode ser a base para uma comunicação blindada a "hackers".

A partir daquele satélite, tentar-se-á estabelecer comunicações seguras deste tipo entre Pequim e a região de Xinjiang, no noroeste do país.

A China planeia construir, a curto prazo, uma rede de comunicação quântica de 2.000 quilómetros, entre Pequim e Xangai, as duas principais metrópoles do país, para ser usada por agências governamentais e bancos.

O QUESS investigará ainda o mistério científico do entrelaçamento quântico, que pode servir de base ao teletransporte, um avanço tecnológico que parece reservado á ficção cientifica, mas que os cientistas chineses tentam levar a cabo com esta experiência.

Neste fenómeno da mecânica quântica, se duas partículas estão entrelaçadas, uma não pode ser alterada sem que a outra também o seja - mesmo que estejam espacialmente separadas por milhões de anos-luz.

O satélite tentará provar esta teoria, transmitindo fotões a estações de controlo espacial em solo chinês, separadas por mil quilómetros de distância.

Segundo o engenheiro aeroespacial Wang Jianyu, um dos responsáveis pelo projeto, o novo satélite quântico é a primeira missão espacial em que a China não tenta imitar o que outras nações já fizeram anos antes, procurando inovar.

"É o nosso primeiro passo à frente dos outros no espaço", sublinhou, numa entrevista ao jornal de Hong Kong South China Morning Post.

• Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

• Acha que conhece o seu país?
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

• Os ensaios para a maior festa do ano

Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.