sicnot

Perfil

Mundo

China lança primeiro satélite de telecomunicação quântica do mundo

O primeiro satélite de telecomunicação quântica do mundo foi lançado na madrugada de hoje na China, a partir do centro de lançamento de Jiuquan, no deserto de Gobi, avançou a imprensa oficial.

Designado de QUESS (sigla em inglês para Experiências com Quânticos à Escala Espacial) e com um peso de 600 quilos e o tamanho de um automóvel, o satélite foi lançado com foguetes propulsores Longa Marcha 2D.

O satélite, com o qual a China quer investigar a teleportação e formas de comunicação a distâncias impossíveis de intercetar, vai girar em torno da Terra a cada 90 minutos e a uma altura de 500 quilómetros, numa órbita sincronizada com o sol.

O QUESS também é referido pelo programa espacial chinês como "Micio", em homenagem ao cientista e ótico da China Antiga, que há 2.500 anos inventou a primeira câmara escura.

A principal missão do satélite é tentar transmitir à Terra e receber a partir desta fotões quânticos, que em teoria não podem ser separados ou duplicados, o que pode ser a base para uma comunicação blindada a "hackers".

A partir daquele satélite, tentar-se-á estabelecer comunicações seguras deste tipo entre Pequim e a região de Xinjiang, no noroeste do país.

A China planeia construir, a curto prazo, uma rede de comunicação quântica de 2.000 quilómetros, entre Pequim e Xangai, as duas principais metrópoles do país, para ser usada por agências governamentais e bancos.

O QUESS investigará ainda o mistério científico do entrelaçamento quântico, que pode servir de base ao teletransporte, um avanço tecnológico que parece reservado á ficção cientifica, mas que os cientistas chineses tentam levar a cabo com esta experiência.

Neste fenómeno da mecânica quântica, se duas partículas estão entrelaçadas, uma não pode ser alterada sem que a outra também o seja - mesmo que estejam espacialmente separadas por milhões de anos-luz.

O satélite tentará provar esta teoria, transmitindo fotões a estações de controlo espacial em solo chinês, separadas por mil quilómetros de distância.

Segundo o engenheiro aeroespacial Wang Jianyu, um dos responsáveis pelo projeto, o novo satélite quântico é a primeira missão espacial em que a China não tenta imitar o que outras nações já fizeram anos antes, procurando inovar.

"É o nosso primeiro passo à frente dos outros no espaço", sublinhou, numa entrevista ao jornal de Hong Kong South China Morning Post.

Lusa

  • Primeiro-ministro agradece sacrifícios dos portugueses
    0:46

    Economia

    O primeiro-ministro diz que os números do INE em relação ao défice de 2016 são prova de que havia uma alternativa e deixou uma palavra de agradecimento aos portugueses. As declarações de António Costa foram feiras aos jornalistas em Roma, onde se encontra para assinalar no sábado os 60 anos da União Europeia.

  • Jerónimo diz que UE vai continuar a causar constrangimentos a Portugal
    0:35

    Economia

    Esta sexta-feira na inauguração de uma exposição em Almada que denuncia a precariedade dos postos de trabalho, Jerónimo de Sousa falou sobre o défice de 2016. Para o secretário-geral do PCP, apesar do Governo ter ido além do exigido por Bruxelas, a União Europeia vai continuar a impedir Portugal de crescer.

  • Enfermeiros desconvocam greve

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou esta sexta-feira a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, justificando com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33

    País

    O Comissário Europeu da Saúde defende uma proibição total do consumo de tabaco no espaço público. Esta e outras medidas foram defendidas, ontem, na Conferência Tabaco e Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

  • Visitar o Titanic vai custar 97 mil euros por pessoa

    Mundo

    Uma viagem a bordo do Titanic em 1912 era considerada uma viagem de luxo. Mais de 100 anos depois, continua a ser um luxo visitar o Titanic. Em 2018, vai ser possível conhecer os restos daquele que em tempos foi o maior navio do mundo. Contudo, nem todos vão poder fazê-lo, pois a viagem irá custar cerca de 97 mil euros por pessoa.