sicnot

Perfil

Mundo

Turquia e EUA discutem pedido de extradição de Gülen

O chefe da diplomacia turca e o secretário de Estado norte-americano debatem a possível extradição de Fethullah Gülen dos Estados Unidos da América, para que seja julgado em território turco.

A Turquia, que acusa Fethullah Gülen de ser o mentor do golpe de Estado falhado do passado dia 15 de julho, quer que o clérigo seja extraditado dos Estados Unidos da América para que possa ser julgado em território turco.

Por sua vez, os EUA asseguram que só vão tomar uma decisão relativamente ao pedido de extradição assim que existam evidências claras da ligação de Gülen ao golpe do regime de Recep Tayyip Erdoğan.

Segundo informação da agência Reuters, Mevlut Cavusoglu e John Kerry debateram também os últimos desenvolvimentos na Síria, incluindo a situação em Manbij e Alepo, onde têm ocorrido vários bombardeamentos em bairros de forças rebeldes.

  • Erdogan volta a defender reinstauração da pena de morte na Turquia
    0:34

    Mundo

    O Presidente turco voltou este domingo a acenar com a ameaça de reinstaurar a pena de morte no país. Erdogan falava perante centenas de milhares de pessoas que gritavam "pena de morte", concentradas no centro de Istambul, responderam em massa nas ruas ao apelo do Governo à mobilização popular após a tentativa falhada de golpe de estado em julho.

  • "O golpe de Estado na Turquia foi um ataque à ordem constitucional"
    10:47

    Mundo

    Numa entrevista dada ao comentador da SIC Nuno Rogeiro, a embaixadora da Turquia em Lisboa sublinhou a importância do encontro entre Erdogan e Putin para a normalização das relações entre Ancara e Moscovo, abaladas pelo episódio do avião militar russo abatido pela Turquia. Ebru Gokdenizler falou também da tentativa de golpe de Estado de 15 de julho. Para a embaixadora não restam dúvidas de quem tentou derrubar o regime turco.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57