sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte retomou produção de plutónio

reuters

A Coreia do Norte confirmou hoje que retomou a produção de plutónio e avisou que não vai suspender os seus ensaios nucleares mesmo que continue a receber ameaças dos Estados Unidos.

"Reciclámos barras de combustível nuclear usado retiradas de um reator", disse o Instituto de Energia Atómica da Coreia do Norte, que possui a jurisdição sobre as instalações do complexo de Yongbyon, numa entrevista à agência de notícias japonesa, um dos poucos órgãos de comunicação social presentes no país.

Segundo a entrevista, citada pela agência espanhola Efe, o responsável do instituto norte-coreano revelou ainda que Pyongyang tem estado a produzir urânio altamente enriquecido, necessário para as armas nucleares e para a energia, "segundo o programado".

Lusa

  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.