sicnot

Perfil

Mundo

Governo moçambicano nega acordo com a Renamo

Na crise política em Moçambique, o Governo e o principal partido da oposição estiveram durante esta quarta-feira a discutir as condições de partilha de poder. Mas, ao contrário do que chegou a ser avançado durante a tarde, não há ainda um acordo sobre a descentralização.

O representante do Governo nas negociações esclarceu, esta noite, que não só não é verdade que foram nomeados governadores da Renamo para seis províncias, como qualquer entendimento só será fechado ao mais alto nível, ou seja, pelo presidente Filipe Nyusi e pelo líder da Resistência, Afonso Dhlakama.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06

    País

    A SIC teve acesso a comunicações entre operacionais que estavam no terreno a combater os incêndios no distrito de Viseu. Nestes registos áudio, é percetível a falta de meios no terreno ou até mesmo estradas que não foram cortadas porque não havia elementos da GNR disponíveis.

  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47