sicnot

Perfil

Mundo

Parte do nosso bronzeado é intergaláctico

Reuters

O Sol não é o único responsável pela alteração do tom de pele. O bronzeado é possível graças a uma porção de luz de outras galáxias, mais além da Via Láctea.

Ao andar ao ar livre, o nosso corpo recebe milhares de milhões de fotões por segundo. A maioria vem do Sol, mas uma pequena fração - cerca de 10 mil milhões de fotões - vem de muito, muito, mas muito longe.

Os fotões viajaram pelo espaço durante milhões de anos até chegar à pele dos terrestres, revela uma estudo publicado na revista Astrophysical Journal. "Nasceram" no coração de estrelas ou matéria à medida que entravam num buraco negro.

A equipa de astrónomos, da Universidade da Austrália Ocidental, Universidade do Estado do Arizona e da Universidade de Cardiff, analisou dados recolhidos pela NASA Galaxy Evolution Explorer e pelos telescópios espaciais Spitzer e Hubble, pelo observatório Herschel da ESA e pelo Galaxy And Mass Assembly da Austrália.

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47