sicnot

Perfil

Mundo

Rajoy tem "carta branca" do PP para negociar com Ciudadanos

Reuters

O líder do Partido Popular (PP), Mariano Rajoy, disse hoje que o Comité Executivo Nacional do partido o autorizou a negociar com Albert Rivera, do Ciudadanos, e assegurou que fará todos os possíveis para formar um Governo.

Rajoy, que falava numa conferência de imprensa após a reunião onde lhe foi dada "carta branca" para negociar com o partido de Rivera, adiantou que não foram discutidas as condições do Ciudadanos.

Numa reunião com Rajoy na passada quarta-feira Rivera apresentou seis condições para uma reforma do sistema democrático e para um reforço da luta contra a corrupção na política para apoiar um governo liderado pelo PP.

O presidente do PP disse ainda que quer falar com o líder do PSOE, Pedro Sánchez, para saber se quer "uma repetição das eleições" e "qual é a data que considera melhor para a tomada de posse".

"O PSOE parece que prefere repetir eleições, o que não me agrada, por isso devo ter (...) uma conversa com Pedro Sánchez", acrescentou.

Assegurando que fará tudo o que poder para formar um governo, Rajoy advertiu que "a responsabilidade não é apenas do PP" e que a tomada de posse não será possível se o PSOE "não der o passo" necessário.

Recordou que se conseguir o "sim" do Ciudadanos e da Coalición Canaria, com a qual também mantém contactos, conseguirá 170 votos, mas necessitará ainda de pelo menos 11 abstenções para tomar posse como primeiro-ministro.

O líder do PP assinalou que é "um disparate prolongar esta situação" e prometeu aos espanhóis "lutar até ao final" para que as eleições não tenham de ser repetidas e para que "a política espanhola recupere a sua maturidade".

O Partido Popular foi a força mais votada nas eleições de 26 de junho, elegendo 137 deputados num total de 350, mas precisa do apoio do PSOE e do Ciudadanos para poder formar um governo minoritário.

O PSOE ficou em segundo lugar, com 85 deputados, a aliança de esquerda Unidos-Podemos em terceiro, com 71, e o Ciudadanos em quarto, com 32 assentos.

Tratou-se da segunda vez em menos de um ano que os espanhóis foram chamados a eleger os seus deputados, na tentativa de desbloquear o impasse político resultante das eleições de 20 de dezembro de 2015.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".