sicnot

Perfil

Mundo

Três mortos e dez feridos em violenta manifestação na capital do Mali

Pelo menos três pessoas morreram e dez ficaram feridas esta quarta-feira em Bamaco, quando uma manifestação de um grupo de jovens em frente a um tribunal desembocou em confrontos com a polícia, indicaram fontes médicas.

Milhares de manifestantes dirigiram-se esta quarta-feira de manhã para o tribunal de primeira instância da capital do Mali, situado no quarto bairro, para protestar contra a detenção e julgamento de um jovem 'blogger' muito popular, e depois irromperam pelo edifício do tribunal, noticiou a agência noticiosa espanhola Efe.

Os manifestantes bloquearam também os acessos ao bairro com pneus incendiados e o lixo dos contentores mais próximos.

Os agentes da polícia do Mali tentaram em vão fazer dispersar os manifestantes com gás lacrimogéneo, mas não conseguiram dissuadir muitos deles, que lhes atiravam pedras.

Fontes policiais acrescentaram que os veículos do Estado foram incendiados e alguns edifícios públicos saqueados pelos manifestantes e que as lojas da zona pura e simplesmente fecharam.

O 'blogger' Mohamed Yussef Bassili, mais conhecido como "Ras Badhilly", filho de um ministro do Governo do Mali, está a ser julgado por injúrias e difamação.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.