sicnot

Perfil

Mundo

Três mortos e dez feridos em violenta manifestação na capital do Mali

Pelo menos três pessoas morreram e dez ficaram feridas esta quarta-feira em Bamaco, quando uma manifestação de um grupo de jovens em frente a um tribunal desembocou em confrontos com a polícia, indicaram fontes médicas.

Milhares de manifestantes dirigiram-se esta quarta-feira de manhã para o tribunal de primeira instância da capital do Mali, situado no quarto bairro, para protestar contra a detenção e julgamento de um jovem 'blogger' muito popular, e depois irromperam pelo edifício do tribunal, noticiou a agência noticiosa espanhola Efe.

Os manifestantes bloquearam também os acessos ao bairro com pneus incendiados e o lixo dos contentores mais próximos.

Os agentes da polícia do Mali tentaram em vão fazer dispersar os manifestantes com gás lacrimogéneo, mas não conseguiram dissuadir muitos deles, que lhes atiravam pedras.

Fontes policiais acrescentaram que os veículos do Estado foram incendiados e alguns edifícios públicos saqueados pelos manifestantes e que as lojas da zona pura e simplesmente fecharam.

O 'blogger' Mohamed Yussef Bassili, mais conhecido como "Ras Badhilly", filho de um ministro do Governo do Mali, está a ser julgado por injúrias e difamação.

Lusa

  • Trump diz que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quinta-feira que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba, após a eleição de Miguel Díaz-Canel como sucessor de Raúl Castro na presidência do país.

  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC