sicnot

Perfil

Mundo

Departamento de Justiça dos EUA vai encerrar prisões privadas

O Departamento de Justiça norte-americano anunciou esta quinta-feira que vai encerrar as prisões privadas para deter prisioneiros federais, acabando com uma prática que se tornou cada vez mais controversa.

A decisão vai afetar apenas uma pequena parte da população dos detidos nos Estados Unidos.

Aquele país tem em prisão um em cada quatro prisioneiros do mundo.

Num memorando interno divulgado pelo Departamento de Justiça, a Procuradora-Geral adjunta, Sally Yates, disse que vai ser iniciado o processo para acabar com o uso pelo Governo federal de prisões privadas, que se revelaram mais problemáticas e dispendiosas do que as geridas pelas autoridades.

A decisão vai afetar 13 prisões privadas com cerca de 22.000 presos ou cerca de 11% dos prisioneiros federais, principalmente estrangeiros.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC