sicnot

Perfil

Mundo

Hollande admite recandidatar-se se tiver hipóteses de ganhar eleições

© Philippe Wojazer / Reuters

O Presidente francês, François Hollande, admitiu, num livro a ser lançado sexta-feira, ter vontade de se recandidatar ao cargo em 2017, mas apenas o fará se tiver hipóteses de ganhar, apesar da sua impopularidade no país.

"Os anos passam sem vida pessoal. Eu sei o que representa... mas o desejo, tenho-o. É a minha inclinação pessoal", afirmou aos autores do livro "Conversas Privadas com o Presidente", os jornalistas Antonin André e Karim Rissouli.

Nas "conversas privadas", François Hollande admitiu que "não escolherá candidatar-se, caso as evidências demonstrem que não existe possibilidade de vitória", sublinhando que a partir dos 60 anos, o tempo conta de forma diferente.

No livro, o chefe de Estado francês admitiu também deixar a política, caso venha a candidatar-se e a perder as próximas eleições presidenciais.

As últimas sondagens realizadas em França são desfavoráveis a François Hollande, criticado até pelos eleitores de esquerda.

Oito em cada dez franceses estão em desacordo com a política seguida pelo Presidente, segundo uma sondagem divulgada no final de julho.

Uma outra sondagem, refere que 73% dos eleitores franceses não querem a reeleição de François Hollande em 2017.

Lusa

  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo Expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por ter comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o jornal reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.