sicnot

Perfil

Mundo

Polícia turca lança operação contra suspeitos de financiar Fethullah Gülen

A polícia turca lançou hoje uma operação em Istambul, centro económico, e noutras províncias contra empresas suspeitas de financiarem o clérigo Fethullah Gülen, que as autoridades acusam de instigar o golpe falhado em julho, informou a imprensa local.

​Foram emitidos 187 mandados de prisão no quadro da operação, a segunda desde o início da semana, que visa sobretudo empresários conhecidos, informou a estação CNN-Türk.

Um milhar de polícias levou a cabo a operação durante a madrugada em vários bairros de Istambul, segundo a CNN-Türk.

Na terça-feira, uma operação similar visou empresas conhecidas como sendo próximas do clérigo muçulmano autoexilado nos Estados Unidos desde 1999. Cerca de 100 pessoas ficaram em prisão preventiva.

Na noite de quarta-feira, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse que no quadro da purga massiva lançada na função pública contra os simpatizantes de Gülen, inimigo designado do Presidente Recep Tayyip Erdogan, 40.029 pessoas foram colocadas em detenção, das quais 20.335 acusadas e presas.

Mais de 5.000 funcionários foram demitidos e quase 80.000 foram suspensos, acrescentou durante uma entrevista à estação pública.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.