sicnot

Perfil

Mundo

Quatro mortos e sete feridos em ataque a coluna militar no sudeste da Turquia

Thanassis Stavrakis

Três soldados turcos e um "guarda de aldeia", milícia curda pró-Ancara, morreram e sete militares ficaram esta quinta-feira feridos num ataque a uma coluna militar em Bitlis, no sudeste da Turquia, informou a agência noticiosa Anadolu.

A agência pró-governamental atribui o ataque, ocorrido numa zona rural do distrito de Hizan, aos "terroristas", modo como o Estado turco designa os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Dois outros atentados no leste da Turquia desde quarta-feira à noite foram atribuídos ao PKK.

Segundo o jornal Hurriyet, pelo menos três pessoas morreram esta quinta-feira e uma centena ficou ferida quando um veículo armadilhado explodiu junto a uma esquadra da polícia em Elazig, no leste da Turquia.

Algumas horas antes, três pessoas tinham morrido num ataque semelhante na província de Van, no sudeste do país. A explosão de um carro armadilhado junto a uma esquadra de polícia causou ainda cerca de 120 feridos, informaram as autoridades.

As forças de segurança são alvo de ataques quase diários do PKK, depois do fim do cessar-fogo unilateral, na sequência do fracasso das negociações de paz com o governo turco, em julho de 2015.

A luta armada do PKK por uma maior autonomia para os mais de 12 milhões de curdos que vivem no país já fez mais de 40.000 mortos desde o seu início em 1984.

Perto de 600 polícias e soldados morreram em atentados apenas desde o final das tréguas.

Lusa

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.