sicnot

Perfil

Mundo

UE pede "cessação imediata" dos combates em Alepo

A União Europeia (UE) pediu esta quinta-feira a "cessação imediata" dos combates em Alepo, no norte da Síria, para permitir que ajuda médica e humanitária chegue aos cerca de 1,5 milhões de civis ainda na cidade.

"A UE e os seus Estado-membros apelam para uma cessação imediata dos combates em Alepo para permitir o encaminhamento de feridos, a entrega de ajuda e a reparação de infraestruturas essenciais (de fornecimento) de água e eletricidade", afirma num comunicado a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

Alepo, segunda maior cidade da Síria, no noroeste do país, é desde meados de julho centro dos combates entre as forças do regime e os grupos rebeldes e 'jihadistas'.

Segundo a ONU, há um mês que não entra qualquer ajuda humanitária na cidade, onde se estima que ainda residam 1,5 milhões de civis, 250.000 dos quais nos bairros controlados pelos grupos da oposição.

Mogherini apela também às partes em conflito para "garantirem o levantamento de todos os cercos e permitirem o acesso humanitário permanente e em todo o país àqueles que dele precisam".

A responsável europeia insta ainda "todos os atores internacionais", numa aparente referência à Rússia, a cumprirem os compromissos assumidos pelo Grupo Internacional de Apoio à Síria (International Syria Support Group, ISSG) em maio para impor um cessar-fogo que permita a entrada da ajuda humanitária.

Mais de 290.000 pessoas foram mortas e milhões obrigadas a fugir desde o início da guerra, em 2011.

Lusa

  • O olhar desta criança está a comover o mundo
    1:23

    Mundo

    Omran Daqneesh tem 5 anos. O corpo coberto de pó e a cara está ensanguentada. Está sentado na ambulância, sem dizer uma palavra ou verter uma lágrima. A imagem tornou-se viral e ilustra o horror de quem vive na Síria.O vídeo foi registado pela Aleppo Media Center minutos após um ataque aéreo num bairro da cidade.

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.