sicnot

Perfil

Mundo

Anúncio em aeroporto turco adverte que Suécia tem "a maior taxa de violações" do mundo

Uma publicidade no aeroporto internacional de Istambul adverte que a Suécia tem "a maior taxa de violações do mundo", noticia hoje a imprensa estatal turca, dias depois de Estocolmo ter acusado Ancara de legalizar o sexo com menores.

Escrito em inglês e em turco e exibido num ecrã na área das partidas do aeroporto de Atatürk, o anúncio, de grandes dimensões, diz: "Alerta de viagem! Sabia que a Suécia tem a maior taxa de violações em todo o mundo?", de acordo com a agência noticiosa turca Anadolu que reproduziu uma imagem do cartaz publicitário.

A publicidade surge ainda na primeira página do jornal pró-governo Günes que titulava: "Suécia, país de violações".

Segundo a Anadolu, os anúncios no aeroporto são da responsabilidade de uma empresa privada.

A publicidade foi amplamente interpretada como um gesto "olho por olho, dente por dente", depois de a ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Margot Wallström, ter publicado na rede social Twitter uma mensagem crítica da Turquia devido a mexidas na legislação sobre crimes sexuais.

"A decisão turca de permitir sexo com crianças com menos de 15 anos deve ser revertida", escreveu a chefe da diplomacia sueca referindo-se a uma polémica decisão tomada pelo tribunal constitucional turco.

A sua homóloga turca, Mevlut Cavusoglu, qualificou o comentário de "inaceitável", afirmando que Margot Wallstrom deveria ter agido "responsavelmente".

O tribunal constitucional da Turquia anulou, em julho, uma disposição do Código Penal que punia como "abuso sexual" todos os atos sexuais envolvendo crianças com idade inferior a 15 anos, e deu ao parlamento um período de seis meses para elaborar as novas disposições legais com base na sua decisão.

O caso foi apresentado por um tribunal de instância inferior que estava preocupado com o facto de não haver distinção entre casos de atos sexuais envolvendo um adolescente ou uma criança.

A idade legal do consentimento para relações sexuais permanece nos 18 anos.

Apesar de não ter sido afetada, a decisão judicial desencadeou críticas entre ativistas de que pode abrir caminho à impunidade em caso de abuso sexual de menores.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.