sicnot

Perfil

Mundo

Anúncio em aeroporto turco adverte que Suécia tem "a maior taxa de violações" do mundo

Uma publicidade no aeroporto internacional de Istambul adverte que a Suécia tem "a maior taxa de violações do mundo", noticia hoje a imprensa estatal turca, dias depois de Estocolmo ter acusado Ancara de legalizar o sexo com menores.

Escrito em inglês e em turco e exibido num ecrã na área das partidas do aeroporto de Atatürk, o anúncio, de grandes dimensões, diz: "Alerta de viagem! Sabia que a Suécia tem a maior taxa de violações em todo o mundo?", de acordo com a agência noticiosa turca Anadolu que reproduziu uma imagem do cartaz publicitário.

A publicidade surge ainda na primeira página do jornal pró-governo Günes que titulava: "Suécia, país de violações".

Segundo a Anadolu, os anúncios no aeroporto são da responsabilidade de uma empresa privada.

A publicidade foi amplamente interpretada como um gesto "olho por olho, dente por dente", depois de a ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Margot Wallström, ter publicado na rede social Twitter uma mensagem crítica da Turquia devido a mexidas na legislação sobre crimes sexuais.

"A decisão turca de permitir sexo com crianças com menos de 15 anos deve ser revertida", escreveu a chefe da diplomacia sueca referindo-se a uma polémica decisão tomada pelo tribunal constitucional turco.

A sua homóloga turca, Mevlut Cavusoglu, qualificou o comentário de "inaceitável", afirmando que Margot Wallstrom deveria ter agido "responsavelmente".

O tribunal constitucional da Turquia anulou, em julho, uma disposição do Código Penal que punia como "abuso sexual" todos os atos sexuais envolvendo crianças com idade inferior a 15 anos, e deu ao parlamento um período de seis meses para elaborar as novas disposições legais com base na sua decisão.

O caso foi apresentado por um tribunal de instância inferior que estava preocupado com o facto de não haver distinção entre casos de atos sexuais envolvendo um adolescente ou uma criança.

A idade legal do consentimento para relações sexuais permanece nos 18 anos.

Apesar de não ter sido afetada, a decisão judicial desencadeou críticas entre ativistas de que pode abrir caminho à impunidade em caso de abuso sexual de menores.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.