sicnot

Perfil

Mundo

NASA coloca nova porta de atracagem na Estação Espacial Internacional

Dois astronautas da NASA instalaram esta quinta-feira uma nova porta para atracar naves privadas na Estação Espacial Internacional, informou a Agência Espacial dos Estados Unidos.

Durante um passeio espacial de 05:58, os astronautas, Jeff Williams e Kate Rubins, concluíram o primeiro de dois pontos de atracagem internacional (IDA, sigla em inglês).

"Os IDA vão ser utilizados pelas futuras aeronaves tripuladas comerciais da Boeing e SpaceX em desenvolvimento no âmbito do Programa Tripulado Comercial da NASA", referiu, em comunicado a agência.

A instalação da porta dará independência à NASA para aceder à Estação Espacial Internacional pela primeira vez desde a retirada da sua frota de transbordadores em 2011.

Até agora, a Agência Espacial dos Estados Unidos dependia das naves russas Soyuz.

"Abrimos um novo capítulo na história da Estação Espacial Internacional, habilitando a porta principal para futuros veículos comerciais", acrescenta.

Segundo a NASA, os voos comerciais, que se vão realizar a partir da Flórida, aumentarão o "tempo que as tripulações norte-americanas podem aplicar à investigação científica, permitindo a preparação de astronautas para missões espaciais mais profundas, incluindo a viagem a Marte".

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.