sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 17.000 bombeiros combatem fogos nos EUA

Pelo menos 17.000 bombeiros combatiam esta sexta-feira 30 grandes incêndios que queimavam dezenas de hectares de floresta e destruíram centenas de edifícios em vários estados norte-americanos, particularmente na Califórnia.

Só na quinta-feira, 31 incêndios devastaram 162.000 hectares em 10 estados, incluindo sete na Califórnia e seis em Idaho, segundo a página do Centro Nacional de Interagências contra Incêndios (NIFC, sigla em inglês).

Na Califórnia, o incêndio em Blue Cut nas montanhas da floresta nacional de Los Angeles e nas colinas de San Bernardino, a uma centena de quilómetros de Los Angeles, destruiu 15.000 hectares de vegetação em três dias.

O incêndio obrigou à retirada de 82.500 pessoas, destruiu 96 casas e 213 edifícios, entre os quais o célebre Summit Inn, um motel restaurante dos anos 50 onde Elvis Presley era cliente.

As autoridades estimam que 34.500 edifícios foram ameaçados pelas chamas.

Não há relatos de vítimas, mas cães farejadores estão a trabalhar com os bombeiros para detetar eventuais cadáveres nas estruturas queimadas.

Mais a norte da Califórnia, outros incêndios consumiram florestas em Santa Barbara, San Luis Obispo e a região turística de Big Sur, onde o fogo queimou 32.400 hectares.

Pelo menos 1.000 casas foram destruídas e sete pessoas perderam a vida desde o início do ano por causa de incêndios.

Apesar de um aumento da intensidade de incêndios nos Estados Unidos nas últimas semanas, a época dos fogos está a ser, até ao momento, a menos destrutiva dos últimos anos.

No mesmo período de 2015, já tinham ardido nos Estados Unidos 3 milhões de hectares de florestas, contra os 1,6 milhões registados este ano.

Lusa

  • Mais de 30 mil casas evacuadas devido ao fogo na Califórnia
    1:40

    Mundo

    O grande incêndio que dura há três dias na Califórnia, nos EUA, e que já obrigou mais de 80 mil pessoas a abandonarem as casas, ainda está por controlar. Mais de 30 mil casas tiveram de ser evacuadas. A situação em San Bernardino é uma das mais complicadas e envolve mais de 1.500 bombeiros no combate às chamas.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".