sicnot

Perfil

Mundo

Putin visita a Crimeia em momento de elevada tensão com a Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin

© POOL New / Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou hoje à Crimeia para uma visita que se realiza numa altura de elevada tensão, com Moscovo a acusar a Ucrânia de tentar uma incursão armada na península anexada em 2014.


Na Crimeia, que visita pela quinta vez desde a anexação, Putin tem previsto reunir-se com o conselho de segurança local e visitar um fórum de juventude, segundo as agências russas.

A tensão entre Moscovo e Kiev acentuou-se na última semana, depois de a Rússia ter acusado a Ucrânia de preparar "ataques terroristas" na Crimeia.

A Ucrânia negou as acusações e acusou a Rússia de utilizar "pretextos para novas ameaças militares", ordenando a colocação das suas Forças Armadas em estado de alerta ao longo da linha de demarcação com a península do Mar Negro e da fronteira com a Rússia.

Lusa

  • PR da Ucrânia alerta para possível invasão russa
    0:19

    Mundo

    O Presidente ucraniano admite introduzir a lei marcial caso se intensifiquem os combates entre os forças governamentais e rebeldes pró-russos. As declarações de Petro Poroshenko foram feitas à margem de uma homenagem a militares no país.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.