sicnot

Perfil

Mundo

Putin visita a Crimeia em momento de elevada tensão com a Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin

© POOL New / Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou hoje à Crimeia para uma visita que se realiza numa altura de elevada tensão, com Moscovo a acusar a Ucrânia de tentar uma incursão armada na península anexada em 2014.


Na Crimeia, que visita pela quinta vez desde a anexação, Putin tem previsto reunir-se com o conselho de segurança local e visitar um fórum de juventude, segundo as agências russas.

A tensão entre Moscovo e Kiev acentuou-se na última semana, depois de a Rússia ter acusado a Ucrânia de preparar "ataques terroristas" na Crimeia.

A Ucrânia negou as acusações e acusou a Rússia de utilizar "pretextos para novas ameaças militares", ordenando a colocação das suas Forças Armadas em estado de alerta ao longo da linha de demarcação com a península do Mar Negro e da fronteira com a Rússia.

Lusa

  • PR da Ucrânia alerta para possível invasão russa
    0:19

    Mundo

    O Presidente ucraniano admite introduzir a lei marcial caso se intensifiquem os combates entre os forças governamentais e rebeldes pró-russos. As declarações de Petro Poroshenko foram feitas à margem de uma homenagem a militares no país.

  • Negócios do fogo
    22:00
  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.

  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43