sicnot

Perfil

Mundo

Putin visita a Crimeia em momento de elevada tensão com a Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin

© POOL New / Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou hoje à Crimeia para uma visita que se realiza numa altura de elevada tensão, com Moscovo a acusar a Ucrânia de tentar uma incursão armada na península anexada em 2014.


Na Crimeia, que visita pela quinta vez desde a anexação, Putin tem previsto reunir-se com o conselho de segurança local e visitar um fórum de juventude, segundo as agências russas.

A tensão entre Moscovo e Kiev acentuou-se na última semana, depois de a Rússia ter acusado a Ucrânia de preparar "ataques terroristas" na Crimeia.

A Ucrânia negou as acusações e acusou a Rússia de utilizar "pretextos para novas ameaças militares", ordenando a colocação das suas Forças Armadas em estado de alerta ao longo da linha de demarcação com a península do Mar Negro e da fronteira com a Rússia.

Lusa

  • PR da Ucrânia alerta para possível invasão russa
    0:19

    Mundo

    O Presidente ucraniano admite introduzir a lei marcial caso se intensifiquem os combates entre os forças governamentais e rebeldes pró-russos. As declarações de Petro Poroshenko foram feitas à margem de uma homenagem a militares no país.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20