sicnot

Perfil

Mundo

China inaugura ponte de vidro mais alta e mais longa do mundo

© Reuters Staff / Reuters

A China abriu este sábado ao público a ponte de vidro mais alta e mais longa do mundo, com 430 metros de comprimento e 300 de altura, no parque natural de Zhangjiajie, que inspirou as Montanhas Aleluia do filme "Avatar".

Desenhada pelo arquiteto israelita Haim Dotan, a ponte de seis metros de largura une dois desfiladeiros da montanha Tianmen ("Porta do Céu") através de 99 painéis formados por três camadas de vidro, e está preparada para que circulem sobre ela até 800 pessoas.

Os construtores confirmaram recentemente a sua resistência, fazendo circular sobre a ponte um camião com duas toneladas, e pediram a várias pessoas que batessem no piso com martelos para demonstrar a sua dureza.

A obra, que custou 22.500 milhões de yuans (cerca de 2,9 milhões de euros), foi concluída no passado mês de maio, cinco meses depois do previsto, devido às chuvas intensas que caíram na região.

Com esta ponte, a província central de Hunan, muito visitada por turistas chineses por ser a terra Natal de Mao Zedong, procura levar mais visitantes a uma das suas principais joias naturais, o parque de Zhangjiajie.

A mistura das formas cársticas - com mais de 3.000 colunas pétreas -- com a vegetação das florestas subtropicais valeu-lhe o reconhecimento como Património da Humanidade por parte da UNESCO, em 1992, e inspirou o realizador de "Avatar", James Cameron, na idealização das montanhas que surgem no filme.

Caminhar pela ponte transparente pode ser o mais parecido com a experiência de "flutuar" sobre as montanhas, embora não seja apropriada a pessoas com vertigens.

A ponte de Zhangjiajie não é a primeira ponte de vidro construída na China, onde estas atrações se tornaram muito populares.

Já existem cerca de uma dezena, espalhadas pelas zonas montanhosas do país, onde cada província compete para atrair as centenas de milhares de turistas chineses que passeiam em cada ano pela geografia nacional.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.