sicnot

Perfil

Mundo

China inaugura ponte de vidro mais alta e mais longa do mundo

© Reuters Staff / Reuters

A China abriu este sábado ao público a ponte de vidro mais alta e mais longa do mundo, com 430 metros de comprimento e 300 de altura, no parque natural de Zhangjiajie, que inspirou as Montanhas Aleluia do filme "Avatar".

Desenhada pelo arquiteto israelita Haim Dotan, a ponte de seis metros de largura une dois desfiladeiros da montanha Tianmen ("Porta do Céu") através de 99 painéis formados por três camadas de vidro, e está preparada para que circulem sobre ela até 800 pessoas.

Os construtores confirmaram recentemente a sua resistência, fazendo circular sobre a ponte um camião com duas toneladas, e pediram a várias pessoas que batessem no piso com martelos para demonstrar a sua dureza.

A obra, que custou 22.500 milhões de yuans (cerca de 2,9 milhões de euros), foi concluída no passado mês de maio, cinco meses depois do previsto, devido às chuvas intensas que caíram na região.

Com esta ponte, a província central de Hunan, muito visitada por turistas chineses por ser a terra Natal de Mao Zedong, procura levar mais visitantes a uma das suas principais joias naturais, o parque de Zhangjiajie.

A mistura das formas cársticas - com mais de 3.000 colunas pétreas -- com a vegetação das florestas subtropicais valeu-lhe o reconhecimento como Património da Humanidade por parte da UNESCO, em 1992, e inspirou o realizador de "Avatar", James Cameron, na idealização das montanhas que surgem no filme.

Caminhar pela ponte transparente pode ser o mais parecido com a experiência de "flutuar" sobre as montanhas, embora não seja apropriada a pessoas com vertigens.

A ponte de Zhangjiajie não é a primeira ponte de vidro construída na China, onde estas atrações se tornaram muito populares.

Já existem cerca de uma dezena, espalhadas pelas zonas montanhosas do país, onde cada província compete para atrair as centenas de milhares de turistas chineses que passeiam em cada ano pela geografia nacional.

Lusa

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31