sicnot

Perfil

Mundo

"Bombista suicida tinha entre 12 e 14 anos"

"Bombista suicida tinha entre 12 e 14 anos"

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje que o bombista suicida responsável pelo atentado num casamento na cidade turca Gaziantep, que provocou pelo menos 51 mortos, tinha entre 12 e 14 anos.

"A explosão resultou de bombista suicida com idade entre 12 e 14 anos que ou detonou a bomba ou foi detonada por outros", afirmou Erdogan, numa conferência de imprensa em Istambul.

O Presidente turco reiterou a informação anteriormente avançada de que o ataque terá sido perpetrado pelo grupo jihadista que se autoproclama de Estado Islâmico (também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh).

Erdogan disse aos jornalistas que o balanço do número de mortos neste atentado subiu para 51, mais um do que os dados avançados anteriormente pelo governador de Gaziantep.

No total, 94 pessoas ficaram feridas no ataque, incluindo os noivos, que sobreviveram.

"Donde quer que este terror venha, isso não nos muda. Como nação, usaremos toda a nossa força, unidos, ombro a ombro, para lutar contra o terrorismo como o fizemos em 15 de julho", acrescentou Erdogan, referindo-se à recente tentativa de golpe de Estado na Turquia.

Com Lusa

  • Centro comercial em Manchester evacuado

    Mundo

    Um centro comercial foi evacuado esta manhã, no centro de Manchester. Testemunhas dizem ter ouvido um "grande estrondo". O incidente acontece horas depois do ataque na Manchester Arena, no final da atuação da cantora Ariana Grande, no qual morreram pelo menos 22 pessoas. O espaço comercial em Manchester foi entretanto reaberto. A polícia começou a retirar o cordão de segurança, pouco tempo depois de ser dado o alerta. Uma pessoa foi detida.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.