sicnot

Perfil

Mundo

"Bombista suicida tinha entre 12 e 14 anos"

"Bombista suicida tinha entre 12 e 14 anos"

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje que o bombista suicida responsável pelo atentado num casamento na cidade turca Gaziantep, que provocou pelo menos 51 mortos, tinha entre 12 e 14 anos.

"A explosão resultou de bombista suicida com idade entre 12 e 14 anos que ou detonou a bomba ou foi detonada por outros", afirmou Erdogan, numa conferência de imprensa em Istambul.

O Presidente turco reiterou a informação anteriormente avançada de que o ataque terá sido perpetrado pelo grupo jihadista que se autoproclama de Estado Islâmico (também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh).

Erdogan disse aos jornalistas que o balanço do número de mortos neste atentado subiu para 51, mais um do que os dados avançados anteriormente pelo governador de Gaziantep.

No total, 94 pessoas ficaram feridas no ataque, incluindo os noivos, que sobreviveram.

"Donde quer que este terror venha, isso não nos muda. Como nação, usaremos toda a nossa força, unidos, ombro a ombro, para lutar contra o terrorismo como o fizemos em 15 de julho", acrescentou Erdogan, referindo-se à recente tentativa de golpe de Estado na Turquia.

Com Lusa

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.