sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades iraquianas detêm adolescente com cinto de explosivos

© Ako Rasheed / Reuters

As forças de segurança iraquianas detiveram um adolescente que transportava à cintura um cinto de explosivos, disseram esta segunda-feira responsáveis iraquianos.

O ataque frustrado no domingo à noite é o último de uma série de incidentes de segurança em Kirkuk e surgiu um dia depois de um bombista suicida adolescente - entre 12 e 14 anos - ter causado pelo menos 54 mortos e 94 feridos, entre os convidados de um casamento na cidade turca de Gaziantep.

"As forças policiais conseguiram travar um bombista suicida que tinha um cinto de explosivos. Ele nasceu em 2001", disse o chefe da polícia de Kirkuk, general Khattab Omar Aref, aos jornalistas.

O responsável acrescentou que o rapaz pensava provavelmente acionar o cinto num local de culto xiita em Kirkuk, a 240 quilómetros a norte de Bagdade.

Imagens transmitidas pela televisão mostraram o rapaz de mãos no ar enquanto elementos das forças de segurança removiam o cinto de explosivos.

© Ako Rasheed / Reuters

Este incidente foi um de quatro registados em Kirkuk no mesmo dia. Num dos incidentes, um polícia alvejou um bombista suicida que tentava entrar num templo xiita.

"As forças policiais conseguiram frustrar uma operação terrorista que podia ter causado vítimas e uma catástrofe na província", declarou à agência noticiosa France Presse (AFP) o governador de Kirkuk, Najmeddin Karim.

Em Kirkuk, onde a segurança está sob controlo curdo, residem comunidades de turcomanos, sunitas e xiitas árabes.

Aref disse que os atacantes envolvidos na última série de incidentes entraram recentemente em Kirkuk, provenientes de Mosul, o último grande bastião do Daesh.

O Daesh tem usado com frequência crianças, que treina de muitos novos no seu autoproclamado califado na Síria e no Iraque, para perpetrar atentados suicidas.

Vários responsáveis militares, incluindo da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos da América que combate o Daesh, disseram que o grupo extremista recorre cada vez mais a combatentes menores de idade, na sequência de uma série de derrotas.

Com Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.