sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades iraquianas detêm adolescente com cinto de explosivos

© Ako Rasheed / Reuters

As forças de segurança iraquianas detiveram um adolescente que transportava à cintura um cinto de explosivos, disseram esta segunda-feira responsáveis iraquianos.

O ataque frustrado no domingo à noite é o último de uma série de incidentes de segurança em Kirkuk e surgiu um dia depois de um bombista suicida adolescente - entre 12 e 14 anos - ter causado pelo menos 54 mortos e 94 feridos, entre os convidados de um casamento na cidade turca de Gaziantep.

"As forças policiais conseguiram travar um bombista suicida que tinha um cinto de explosivos. Ele nasceu em 2001", disse o chefe da polícia de Kirkuk, general Khattab Omar Aref, aos jornalistas.

O responsável acrescentou que o rapaz pensava provavelmente acionar o cinto num local de culto xiita em Kirkuk, a 240 quilómetros a norte de Bagdade.

Imagens transmitidas pela televisão mostraram o rapaz de mãos no ar enquanto elementos das forças de segurança removiam o cinto de explosivos.

© Ako Rasheed / Reuters

Este incidente foi um de quatro registados em Kirkuk no mesmo dia. Num dos incidentes, um polícia alvejou um bombista suicida que tentava entrar num templo xiita.

"As forças policiais conseguiram frustrar uma operação terrorista que podia ter causado vítimas e uma catástrofe na província", declarou à agência noticiosa France Presse (AFP) o governador de Kirkuk, Najmeddin Karim.

Em Kirkuk, onde a segurança está sob controlo curdo, residem comunidades de turcomanos, sunitas e xiitas árabes.

Aref disse que os atacantes envolvidos na última série de incidentes entraram recentemente em Kirkuk, provenientes de Mosul, o último grande bastião do Daesh.

O Daesh tem usado com frequência crianças, que treina de muitos novos no seu autoproclamado califado na Síria e no Iraque, para perpetrar atentados suicidas.

Vários responsáveis militares, incluindo da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos da América que combate o Daesh, disseram que o grupo extremista recorre cada vez mais a combatentes menores de idade, na sequência de uma série de derrotas.

Com Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17