sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades iraquianas detêm adolescente com cinto de explosivos

© Ako Rasheed / Reuters

As forças de segurança iraquianas detiveram um adolescente que transportava à cintura um cinto de explosivos, disseram esta segunda-feira responsáveis iraquianos.

O ataque frustrado no domingo à noite é o último de uma série de incidentes de segurança em Kirkuk e surgiu um dia depois de um bombista suicida adolescente - entre 12 e 14 anos - ter causado pelo menos 54 mortos e 94 feridos, entre os convidados de um casamento na cidade turca de Gaziantep.

"As forças policiais conseguiram travar um bombista suicida que tinha um cinto de explosivos. Ele nasceu em 2001", disse o chefe da polícia de Kirkuk, general Khattab Omar Aref, aos jornalistas.

O responsável acrescentou que o rapaz pensava provavelmente acionar o cinto num local de culto xiita em Kirkuk, a 240 quilómetros a norte de Bagdade.

Imagens transmitidas pela televisão mostraram o rapaz de mãos no ar enquanto elementos das forças de segurança removiam o cinto de explosivos.

© Ako Rasheed / Reuters

Este incidente foi um de quatro registados em Kirkuk no mesmo dia. Num dos incidentes, um polícia alvejou um bombista suicida que tentava entrar num templo xiita.

"As forças policiais conseguiram frustrar uma operação terrorista que podia ter causado vítimas e uma catástrofe na província", declarou à agência noticiosa France Presse (AFP) o governador de Kirkuk, Najmeddin Karim.

Em Kirkuk, onde a segurança está sob controlo curdo, residem comunidades de turcomanos, sunitas e xiitas árabes.

Aref disse que os atacantes envolvidos na última série de incidentes entraram recentemente em Kirkuk, provenientes de Mosul, o último grande bastião do Daesh.

O Daesh tem usado com frequência crianças, que treina de muitos novos no seu autoproclamado califado na Síria e no Iraque, para perpetrar atentados suicidas.

Vários responsáveis militares, incluindo da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos da América que combate o Daesh, disseram que o grupo extremista recorre cada vez mais a combatentes menores de idade, na sequência de uma série de derrotas.

Com Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim