sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de voos cancelados no Japão devido a aproximação de tufão

A previsão de fortes ventos e chuva, devido à chegada de um tufão ao Japão, que se prevê atingir hoje Tóquio, já levou ao cancelamento de quase 400 voos.

Espera-se que o tufão Mindulle toque terra pelo meio-dia (hora local), movendo-se depois da capital japonesa para a região norte de Tohoku, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Com rajadas até 180 quilómetros por hora, a tempestade dirigia-se esta manhã para norte, a 25 quilómetros por hora, vinda da ilha de Miyake, indicou a agência.

Não há ainda registo de vítimas ou danos significativos em Miyake, uma ilha com cerca de 2.600 habitantes, conhecida pela pesca, turismo e agricultura.

"Em Tóquio (...) por favor tenha cuidado com os deslizamentos de terras, cheias nas zonas baixas, transbordo de rios, ventos violentos e ondas altas", aconselhou a agência meteorológica.

A tempestade levou companhias aéreas de todo o país a cancelar um total de 387 voos, a maioria de e para o aeroporto Haneda, em Tóquio, segundo a emissora nacional NHK.

A Japan Airlines anunciou o cancelamento de 145 voos domésticos, afetando 26.910 passageiros, enquanto a All Nippon Airways cancelou 96 voos domésticos, envolvendo 21.300 passageiros.

Os principais serviços de comboio em Tóquio e região circundante operaram normalmente durante a manhã, incluindo os de alta velocidade, de acordo com a East Japan Railway, o maior operador ferroviário da região.

Lusa

  • Chuva, vento, granizo e neve em 13 distritos
    1:42

    País

    Treze distritos do continente estão sob aviso amarelo devido ao mau tempo, com previsão de chuva, granizo e neve. O vento forte faz-se sentir em especial nos distritos de Beja, Faro e Setúbal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.