sicnot

Perfil

Mundo

Israel bombardeia posições em Gaza em resposta a disparo de rocket

© Ibraheem Abu Mustafa / Reuter

Aviões de guerra da Força Aérea israelita realizaram bombardeamentos no domingo sobre posições de grupos armados no norte de Gaza, causando dois feridos, em resposta ao lançamento de um rocket contra o sul de Israel, informaram fontes israelitas.

As fontes de segurança palestinianas indicaram que tanques israelitas posicionados na fronteira do nordeste de Gaza e Israel dispararam nove rondas sobre áreas agrícolas na localidade de Beit Hanun, no norte de França, sem causar vítimas.

Testemunhas relataram que aparelhos não tripulados e caças israelitas sobrevoaram a zona e lançaram 15 ataques consecutivos sobre postos e instalações pertencentes ao movimento islamita Hamas, à 'Jihad' Islâmica e à Frente Popular para a Libertação da Palestina.

O porta-voz do Ministério da Saúde em Gaza, Ashraf al Qedra, informou que dois civis ficaram feridos em dois bombardeamentos israelitas e foram levados para o hospital.

Fontes de segurança indicaram que na tarde e noite de domingo o exército israelita realizou bombardeamentos aéreos em Gaza em resposta ao disparo prévio do projétil contra o sul de Israel.

O 'rocket' atingiu uma zona residencial da cidade israelita de Sderot, vizinha de Gaza, sem provocar feridos.

O exército israelita confirmou os últimos bombardeamentos da Força Aérea e num comunicado indicou que tiveram como alvo posições do Hamas no norte da Faixa de Gaza.

A nota afirma também que desde o início de 2016 foram lançados 14 'rockets' a partir de Gaza, afetando Israel.

Uma fação armada salafista assumiu em comunicado a autoria do disparo de quatro 'rockets' contra Israel, um dos quais atingiu Sderot.

Israel e as milícias armadas em Gaza têm respeitado, com alguns altos e baixos, o cessar-fogo que pôs fim ao último conflito bélico na zona, em agosto de 2014.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..