sicnot

Perfil

Mundo

Mulher de líder de oposição da Venezuela denuncia ameaça de morte ao marido na prisão

A mulher do líder da oposição venezuelana Leopoldo Lopez disse no domingo à noite que o seu marido recebeu uma ameaça de morte de guardas prisionais.

Lopez, um dos mais severos opositores ao Presidente Nicolas Maduro, foi detido em fevereiro de 2014 após uma onda de protestos contra o Governo que levaram à morte de 43 pessoas. O ativista está atualmente a cumprir uma pena de 14 anos.

De acordo com Lilian Tintori, um sargento "disse em frente a outros guardas que Leopoldo precisava de ser morto e se lhe dessem a ordem, ele próprio o faria".

Lopez perguntou ao homem porque é que disse que "o sargento disse que estava apenas a responder a ordens de cima", explicou Tintori num vídeo publicado na sua conta de Twitter.

A mulher de Lopez disse ainda que pediu para ter um encontro "urgente" com o ministro da Defesa Vladimir Padrino Lopez para discutir "o que se passa" na prisão militar de Ramo Verde, nos arredores de Caracas.

Lopez declarou-se inocente várias vezes do crime pelo qual foi condenado, instigação de violência nos protestos contra Governo em 2014.

A sentença do economista de 45 anos foi confirmada no tribunal de recurso a 12 de agosto.

A sentença, lida após um julgamento à porta fechada, foi condenada pelas Nações Unidas, Estados Unidos e União Europeia.

A oposição venezuelana, que culpa Maduro pela situação de caos que o país atravessa, está envolvida numa batalha para o retirar do poder, através de um referendo.

A Venezuela, com as maiores reservas mundiais de petróleo, é fustigada por uma severa escassez de alimentos, medicamentos e produtos básicos, situação que tem gerado pilhagens e violência.

Lusa

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC