sicnot

Perfil

Mundo

Mulher de líder de oposição da Venezuela denuncia ameaça de morte ao marido na prisão

A mulher do líder da oposição venezuelana Leopoldo Lopez disse no domingo à noite que o seu marido recebeu uma ameaça de morte de guardas prisionais.

Lopez, um dos mais severos opositores ao Presidente Nicolas Maduro, foi detido em fevereiro de 2014 após uma onda de protestos contra o Governo que levaram à morte de 43 pessoas. O ativista está atualmente a cumprir uma pena de 14 anos.

De acordo com Lilian Tintori, um sargento "disse em frente a outros guardas que Leopoldo precisava de ser morto e se lhe dessem a ordem, ele próprio o faria".

Lopez perguntou ao homem porque é que disse que "o sargento disse que estava apenas a responder a ordens de cima", explicou Tintori num vídeo publicado na sua conta de Twitter.

A mulher de Lopez disse ainda que pediu para ter um encontro "urgente" com o ministro da Defesa Vladimir Padrino Lopez para discutir "o que se passa" na prisão militar de Ramo Verde, nos arredores de Caracas.

Lopez declarou-se inocente várias vezes do crime pelo qual foi condenado, instigação de violência nos protestos contra Governo em 2014.

A sentença do economista de 45 anos foi confirmada no tribunal de recurso a 12 de agosto.

A sentença, lida após um julgamento à porta fechada, foi condenada pelas Nações Unidas, Estados Unidos e União Europeia.

A oposição venezuelana, que culpa Maduro pela situação de caos que o país atravessa, está envolvida numa batalha para o retirar do poder, através de um referendo.

A Venezuela, com as maiores reservas mundiais de petróleo, é fustigada por uma severa escassez de alimentos, medicamentos e produtos básicos, situação que tem gerado pilhagens e violência.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.