sicnot

Perfil

Mundo

Governo alemão analisa reintrodução do serviço militar obrigatório

O novo conceito de defesa civil alemão, que inclui a possibilidade de reintrodução do serviço militar obrigatório em circunstância especiais, vai ser analisado na quarta-feira pelo Conselho de Ministros do governo de Berlim.

De acordo com a imprensa alemã, o plano elaborado pelo Ministério do Interior sugere a reativação do serviço militar obrigatório em circunstâncias extraordinárias.

A medida refere também o "apoio às forças de combate" por parte de civis, no caso de a Alemanha, no quadro da NATO, ser obrigada a defender as fronteiras nacionais.

Nesse sentido, a iniciativa do Ministério do Interior contempla a obrigação por parte da população civil de apoio às Forças Armadas em questões de logística, que podem incluir o uso de viaturas e cedência de combustível.

O novo conceito de defesa civil inclui igualmente a colaboração obrigatória de empresas privadas na construção de infraestruturas consideradas fundamentais pelos militares, caso venha a ser necessário.

O governo alemão eliminou o serviço militar obrigatório em julho de 2011, pondo fim a uma medida que se prolongava há 55 anos, porque não considerava essencial para o Exército ou para questões relacionadas com a segurança nacional.

O governo alemão pretende atualizar o conceito de defesa civil apenas um mês depois dos ataques extremistas que se registaram no país e que provocaram mais de duas dezenas de feridos e a morte dos atacantes.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.