sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio que consumiu 14.600 hectares na Califórnia está controlado

Os bombeiros conseguiram esta terça-feira controlar totalmente o incêndio deflagrado há uma semana numa zona montanhosa do condado californiano de San Bernardino, a 115 quilómetros a nordeste de Los Angeles, e que consumiu 14.600 hectares.

O responsável da comunicação do Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia, Daniel Berlant, anunciou hoje na sua conta da rede social Twitter que o incêndio, batizado como "Blue Cut Fire", está agora completamente controlado.

O fogo deflagrou a 16 de agosto e alastrou de forma explosiva durante as primeiras 24 horas, até arrasar 10.000 hectares e desencadeou a retirada de 82.600 pessoas das localidades mais próximas.

As chamas levaram também ao encerramento de muitas estradas, entre as quais a autoestrada 138 e a interestadual 15, um importante eixo rodoviário que une o sul da Califórnia ao Nevada.

Ainda é desconhecida a causa do incêndio que, segundo as autoridades, destruiu pelo menos 105 habitações e 216 edifícios anexos.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47

    Mundo

    Uma marca polaca de leilões fez um vídeo tocante que está a gerar uma onda de comoção na internet. O anúncio já foi visto mais de oito milhões de vezes e é já considerado um dos melhores do ano.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.