sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio que consumiu 14.600 hectares na Califórnia está controlado

Os bombeiros conseguiram esta terça-feira controlar totalmente o incêndio deflagrado há uma semana numa zona montanhosa do condado californiano de San Bernardino, a 115 quilómetros a nordeste de Los Angeles, e que consumiu 14.600 hectares.

O responsável da comunicação do Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia, Daniel Berlant, anunciou hoje na sua conta da rede social Twitter que o incêndio, batizado como "Blue Cut Fire", está agora completamente controlado.

O fogo deflagrou a 16 de agosto e alastrou de forma explosiva durante as primeiras 24 horas, até arrasar 10.000 hectares e desencadeou a retirada de 82.600 pessoas das localidades mais próximas.

As chamas levaram também ao encerramento de muitas estradas, entre as quais a autoestrada 138 e a interestadual 15, um importante eixo rodoviário que une o sul da Califórnia ao Nevada.

Ainda é desconhecida a causa do incêndio que, segundo as autoridades, destruiu pelo menos 105 habitações e 216 edifícios anexos.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.