sicnot

Perfil

Mundo

Líder do grupo radical Boko Haram ferido num ataque aéreo

​O exército nigeriano anunciou hoje que o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, tinha ficado seriamente ferido e que vários comandantes do grupo extremista tinham sido mortos num ataque aéreo ao seu bastião no nordeste da Nigéria.

Abubakar Shekau, cuja liderança do Boko Haram foi recentemente posta em causa, ficou "gravemente ferido" num ataque aéreo na sexta-feira à floresta de Sambisa, indicou um porta-voz do exército nigeriano, Sani Usman, num comunicado.

Três comandantes do Boko Haram -- Abubakar Mubi, Malam Nuhu e Malam Hamman -- foram mortos e vários outros ficaram feridos, adiantou Sani Usman.

O exército nigeriano já anunciou a morte de Abubakar Shekau por diversas vezes, mas o esquivo líder do Boko Haram reaparece regularmente em vídeos do grupo 'jihadista'.

No início de agosto, o grupo extremista Estado Islâmico, ao qual Abubakar Shekau jurou lealdade em março, teria designado como novo líder do Boko Haram o antigo porta-voz do movimento Abu Musab al-Barnawi. Uma semana mais tarde, Abubakar Shekau reafirmava a sua liderança através de um vídeo.

O anúncio do exército ocorre numa altura em que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se encontra na região para abordar, entre outras, a questão da luta contra o Boko Haram, cuja rebelião já causou mais de 20.000 mortos e 2,6 milhões de deslocados desde 2009.

Lusa

  • PSOE apresenta moção de censura contra Mariano Rajoy

    Mundo

    O PSOE apresenta hoje uma moção de censura contra o presidente do governo, Mariano Rajoy. A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação social espanhóis. Em causa está a condenação judicial de vários dirigentes do Partido Popular no caso de corrupção, conhecido como "Gurtel".

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Pelo menos 50 mortos em naufrágio na RD Congo

    Mundo

    Cinquenta corpos foram resgatados depois que um barco ter naufragado num rio no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo) na quarta-feira, de acordo com um relatório oficial entregue hoje à Agência France Presse (AFP).

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC