sicnot

Perfil

Mundo

Oito em dez franceses não querem que Sarkozy volte para o Eliseu

Oito em dez franceses não querem que o ex-Presidente conservador Nicolas Sarkozy regresse ao Eliseu em 2017, indica uma sondagem divulgada esta terça-feira, um dia após anunciar as suas aspirações às primárias do seu partido para as presidenciais.

O estudo de opinião, efetuado pelo instituto Elabe na segunda-feira e hoje para a estação televisiva BFM TV, precisa que 79% das 1.000 pessoas inquiridas não são a favor de que o antigo chefe de Estado (entre 2007 e 2012) seja reeleito para o cargo.

Sarkozy é visto como um homem determinado (73%), dinâmico (68%) e corajoso (53%), mas não honesto, acrescenta a sondagem, segundo a qual os críticos do ex-governante consideram que não traz novas ideias nem é capaz de unir os franceses.

O ex-Presidente, que na próxima quinta-feira realizará o seu primeiro ato público de campanha, disse na segunda-feira que se apresentava como candidato porque se sentia com "a força para travar esta batalha num momento tão atormentado da história" de França.

Nicolas Sarkozy oficializou a sua candidatura com o anúncio de um novo livro que será lançado na quarta-feira e se intitula "Tout pour la France" ("Tudo pela França"), no qual sustenta que a verdade, a identidade, a competitividade, a autoridade e a liberdade são os eixos em que assenta a sua linha política.

As próximas eleições presidenciais em França são em 2017, com uma primeira volta a 23 de abril e a segunda a 07 de maio.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.