sicnot

Perfil

Mundo

Poroshenko volta a defender regresso da Crimeia à soberania ucraniana

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, afirmou hoje que a bandeira da Ucrânia tem de voltar a ser hasteada na península da Crimeia, anexada pela Rússia, e nas cidades de Donetsk e Lugansk (leste), ocupadas pelos separatistas pró-russos.

"Temos a tarefa extremamente complexa de voltar a hastear a nossa bandeira em Donetsk e Lugansk, em Simferopol e Sebastopol", disse o presidente numa cerimónia comemorativa do Dia da Bandeira.

Poroshenko aludiu aos tempos do domínio soviético, quando as autoridades faziam todos os esforços para ocultar a história da bandeira ucraniana e para evitar que as suas cores -- azul e amarelo -- aparecessem juntas.

"Mostrar publicamente a bandeira nacional era um ato de heroísmo, porque essas ações, raras naquela época, eram consideradas um crime especialmente grave", disse, mencionando Vasili Kuksa e Gueorgui Moskalenko, que há meio século foram condenados a penas de prisão por hastearem a bandeira ucraniana no edifício do Instituto de Economia de Kiev.

Petro Poroshenko pediu que fosse observado um minuto de silêncio em memória dos mortos na luta pela independência da Ucrânia, cujo 25.º aniversário se celebra na quarta-feira.

O chefe de Estado anunciou que vai hoje visitar as regiões orientais do país, até à linha de demarcação, para cumprimentar os militares.

"São eles o principal garante da nossa liberdade, da nossa democracia e da nossa soberania", disse.

O conflito armado no leste da Ucrânia, desencadeado em abril de 2014, fez mais de 10.000 mortos, segundo a ONU.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC