sicnot

Perfil

Mundo

Regime sírio e forças curdas acordam cessar-fogo em Hassake

O regime sírio e as forças curdas chegaram esta terça-feira a acordo para um cessar-fogo na cidade de Hassake (nordeste), depois de uma semana de combates, informaram uma fonte oficial curda e a televisão estatal.

O acordo inclui "um cessar-fogo e a retirada de todas as forças armadas da cidade", lê-se num comunicado distribuído aos jornalistas por um responsável curdo e citado pela agência France-Presse.

O texto afirma ainda que as forças curdas e o exército vão trocar todos os detidos e feridos e reabrir as estradas bloqueadas durante os combates.

O responsável curdo precisou que as Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) e as forças sírias vão retirar de Hassake, mantendo-se na cidade apenas as forças policiais curdas e governamentais.

O acordo foi alcançado "sob os auspícios de oficiais russos", explicou.

A televisão estatal síria confirmou que o acordo foi fechado hoje à tarde.

Confrontos opuseram na quarta-feira passada a força policial curda Asayesh e a milícia pró-regime Forças de Defesa Nacional, escalando na quinta-feira com bombardeamentos aéreos das forças do regime sobre posições controladas pelos curdos na cidade.

Hassake, capital da província com o mesmo nome, já era maioritariamente controlada por forças curdas, apesar de a população ser árabe.

Na sequência dos combates, os curdos passaram a controlar 90% da cidade, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.