sicnot

Perfil

Mundo

Brasil investiga desvio de recursos públicos em confederações desportivas

© Christian Hartmann / Reuters

A Polícia Federal do Brasil efetuou esta quarta-feira uma operação para desarticular um esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos do Ministério do Desporto, que envolve confederações desportivas.

Segundo uma nota da Polícia Federal, a Operação Nemeus visa "desarticular uma quadrilha responsável por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos cedidos pelo Ministério do Desporto, por meio de convénios, a diversas confederações desportivas".

A operação, na qual participam também o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União, envolve 16 mandados judiciais em escritórios e residências de pessoas suspeitas de integrarem a quadrilha no Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte e Caxias do Sul.

No Rio de Janeiro, segundo a entidade policial, "estão a ser cumpridos oito mandados de busca e apreensão, quatro conduções coercitivas, um mandado de prisão preventiva e também uma notificação judicial de afastamento do presidente da Confederação de Taekwondo (Carlos Fernandes)".

Estão também a ser realizadas diligências nas sedes da Confederação Brasileira de Tiro Desportivo, na Confederação Brasileira de Taekwondo, e em empresas ligadas às fraudes, de acordo com a mesma fonte.

As investigações policiais, iniciadas há cerca de um ano, apontam que "a quadrilha vem fraudando licitações com o uso de documentos falsos, a fim de realizar contratações e aquisições por preços muito acima do mercado".

Lusa

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38