sicnot

Perfil

Mundo

Brasil investiga desvio de recursos públicos em confederações desportivas

© Christian Hartmann / Reuters

A Polícia Federal do Brasil efetuou esta quarta-feira uma operação para desarticular um esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos do Ministério do Desporto, que envolve confederações desportivas.

Segundo uma nota da Polícia Federal, a Operação Nemeus visa "desarticular uma quadrilha responsável por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos cedidos pelo Ministério do Desporto, por meio de convénios, a diversas confederações desportivas".

A operação, na qual participam também o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União, envolve 16 mandados judiciais em escritórios e residências de pessoas suspeitas de integrarem a quadrilha no Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte e Caxias do Sul.

No Rio de Janeiro, segundo a entidade policial, "estão a ser cumpridos oito mandados de busca e apreensão, quatro conduções coercitivas, um mandado de prisão preventiva e também uma notificação judicial de afastamento do presidente da Confederação de Taekwondo (Carlos Fernandes)".

Estão também a ser realizadas diligências nas sedes da Confederação Brasileira de Tiro Desportivo, na Confederação Brasileira de Taekwondo, e em empresas ligadas às fraudes, de acordo com a mesma fonte.

As investigações policiais, iniciadas há cerca de um ano, apontam que "a quadrilha vem fraudando licitações com o uso de documentos falsos, a fim de realizar contratações e aquisições por preços muito acima do mercado".

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.