sicnot

Perfil

Mundo

Exército turco lança ofensiva para expulsar Estado Islâmico de cidade fronteiriça

Reuters

O exército da Turquia e as forças da coligação internacional lançaram hoje uma operação que visa expulsar os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) da cidade síria de Jarablos, perto da fronteira turca.

"As Forças Armadas da Turquia e a Coligação Internacional de Forças Aéreas lançaram uma operação militar com o objetivo de 'limpar' o distrito de Jarablos, na província de Aleppo, da organização terrorista Daesh" (acrónimo árabe do grupo extremista Estado Islâmico), refere um comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro turco.

A operação vai acabar rapidamente, afirmou o ministro do Interior turco.

"Jarablos será rapidamente limpa de elementos do Daesh", disse Ala Efka, o primeiro responsável turco a reagir a esta operação militar.

"A Turquia não pode tolerar que o seu território possa ser ameaçado por organizações terroristas", sublinhou.

Jarablos é o último ponto de passagem controlado pelo EI na fronteira turco-síria.

O chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, anunciou, na terça-feira, que a Turquia iria dar "todos os tipos de apoio" à operação contra o grupo 'jihadista'.

Por essa razão, Ancara ordenou a evacuação de uma localidade turca situada junto à fronteira, mesmo em frente àquela cidade síria.

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.