sicnot

Perfil

Mundo

Pérola de 34 kg é a maior do mundo

Facebook: Aileen Cynthia Maggay-Amurao

Foi descoberta nas Filipinas aquela que se acredita ser, até ao momento, a maior pérola do mundo. Pesa 34 kg e foi encontrada numa amêijoa gigante.

A pérola de amêijoa foi já encontrada há 10 anos, por um pescador, ao largo da costa da Ilha de Palawan. O homem desconhecia o seu valor e a guardou a pérola debaixo da cama, como amuleto.

Por ter de mudar de casa, o pescador entregou agora a pérola às autoridades, segundo contou à imprensa a chefe do gabinete de turismo local, Aileen Cynthia Amurao.

As autoridades acreditam que a pérola, com 61 cm de largura e 30 cm de comprimento, seja a maior do mundo. Os peritos estão a examiná-la, mas já há estimativas do seu valor monetário - cerca de 114 milhões de euros.

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.