sicnot

Perfil

Mundo

Polícia francesa força mulher a retirar burkini em praia de Nice

© Stringer . / Reuters

Uma mulher foi obrigada a retirar parte da roupa, numa praia de Nice, no seguimento da "guerra" em França ao uso na praia do “burkini”, a peça de vestuário que e o tradicional véu com que as mulheres islâmicas estão obrigadas a cobrir a quase totalidade do corpo.

Pelo menos quatro agentes terão, segundo relata o jornal The Guardian, forçado a mulher a retirar alguma da roupa que vestia, quando descansava numa das praias junto à Promenade des Anglais, na cidade de Nice.

Já em Cannes, pelo menos três mulheres foram multadas por estarem "demasiado cobertas", no seguimento da recente proibição do burkini em várias localidades francesas.

As autoridades justificam a proibição com motivos de segurança, considerando que o fato de banho muçulmano demonstra, "de forma ostensiva, a pertença a uma religião".

  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite