sicnot

Perfil

Mundo

Polícia francesa força mulher a retirar burkini em praia de Nice

© Stringer . / Reuters

Uma mulher foi obrigada a retirar parte da roupa, numa praia de Nice, no seguimento da "guerra" em França ao uso na praia do “burkini”, a peça de vestuário que e o tradicional véu com que as mulheres islâmicas estão obrigadas a cobrir a quase totalidade do corpo.

Pelo menos quatro agentes terão, segundo relata o jornal The Guardian, forçado a mulher a retirar alguma da roupa que vestia, quando descansava numa das praias junto à Promenade des Anglais, na cidade de Nice.

Já em Cannes, pelo menos três mulheres foram multadas por estarem "demasiado cobertas", no seguimento da recente proibição do burkini em várias localidades francesas.

As autoridades justificam a proibição com motivos de segurança, considerando que o fato de banho muçulmano demonstra, "de forma ostensiva, a pertença a uma religião".

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.