sicnot

Perfil

Mundo

Rebeldes apoiados pela Turquia tomaram aldeia a cinco quilómetros de Jarablos

Rebeldes sírios apoiados pela Turquia tomaram hoje ao Daesh uma aldeia cinco quilómetros a oeste de Jarablos, localidade junto à fronteira turca controlada pelos jihadistas, noticiou a agência turca Anadolu.

Os rebeldes "tomaram a aldeia de Keklijah, cinco quilómetros a oeste de Jarablos e a três quilómetros para lá da fronteira", precisou a agência.

O exército turco, apoiado pelas forças da coligação internacional, lançou antes do amanhecer a operação "Escudo do Eufrates", com aviões de combate e tropas especiais para expulsar o Daesho de Jarablos.

Uma dezena de tanques turcos entraram em território sírio, disparando contra posições detidas pelo Daesh na zona, segundo um repórter fotográfico da agência France-Presse (AFP).

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o objetivo da ofensiva é "pôr fim" aos problemas na fronteira turca e visa o Daesh e milícias curdas.

Lusa

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão