sicnot

Perfil

Mundo

Governo colombiano e FARC assinam acordo de paz

Governo colombiano e FARC assinam acordo de paz

O Governo colombiano e o grupo Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram um acordo de paz sem precedentes. Após cerca de quatro anos, termina assim uma guerra civil de 52 anos.

Depois de três tentativas falhadas para o processo de paz, o acordo foi assinado em Havana, em Cuba, onde as negociações decorriam desde 2012.

Estima-se que mais de 260 mil pessoas tenham morrido na guerra começada em 1964.

O presidente Juan Manuel Santos tinha prometido dar a última palavra aos colombianos e anunciou assim que o referendo ao acordo se vai realizar a 2 de outubro. Para Santos, vai ser a mais importante votação da vida da Colômbia.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.