sicnot

Perfil

Mundo

Morreu estilista francesa Sonia Rykiel

© Charles Platiau / Reuters

A estilista de moda francesa Sonia Rykiel, conhecida como "a rainha da malha", morreu hoje em Paris aos 86 anos, após uma longa batalha contra a doença de Parkinson, anunciou a filha Nathalie.

"A minha mãe morreu esta noite em Paris, na sua casa, às 05:00 da manhã, devido a complicações da doença de Parkinson", declarou Nathalie Rykiel, que também é estilista.

A história de Sonia Rykiel na moda começou em maio de 1968, tornando-se rapidamente numa embaixadora de um estilo considerado rebelde, a que a estilista chamava "la démode" ("a não moda").

A assinatura da estilista inclui a apresentação das costuras, preponderância do preto, riscas coloridas e as camisolas de malha que se tornaram sinónimo da marca.

Filha de mãe romena e pai francês, Sonia Rykiel nasceu em Paris, a 25 de maio de 1930, sendo a mais velha de cinco irmãs. Começou a carreira como vitrinista em 1948.

Foi diagnosticada com a doença de Parkinson no final dos anos 90.

Lusa

  • "Até para o ano", a mensagem de Ronaldo para os adeptos do Real Madrid
  • Despenalização da eutanásia votada na terça-feira no Parlamento
    2:04
  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28

    Economia

    Com o crescimento do turismo, que continua a bater recordes, as companhias aéreas querem profissionais para reforçar as rotas com maior procura e oferecer novos destinos. Só a TAP prevê contratar mais 700 pessoas este ano para várias funções, incluindo 300 tripulantes de cabine e 170 pilotos.

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36
  • Funcionários dos EUA na Coreia do Norte para preparar cimeira
    2:19