sicnot

Perfil

Mundo

Morreu estilista francesa Sonia Rykiel

© Charles Platiau / Reuters

A estilista de moda francesa Sonia Rykiel, conhecida como "a rainha da malha", morreu hoje em Paris aos 86 anos, após uma longa batalha contra a doença de Parkinson, anunciou a filha Nathalie.

"A minha mãe morreu esta noite em Paris, na sua casa, às 05:00 da manhã, devido a complicações da doença de Parkinson", declarou Nathalie Rykiel, que também é estilista.

A história de Sonia Rykiel na moda começou em maio de 1968, tornando-se rapidamente numa embaixadora de um estilo considerado rebelde, a que a estilista chamava "la démode" ("a não moda").

A assinatura da estilista inclui a apresentação das costuras, preponderância do preto, riscas coloridas e as camisolas de malha que se tornaram sinónimo da marca.

Filha de mãe romena e pai francês, Sonia Rykiel nasceu em Paris, a 25 de maio de 1930, sendo a mais velha de cinco irmãs. Começou a carreira como vitrinista em 1948.

Foi diagnosticada com a doença de Parkinson no final dos anos 90.

Lusa

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC