sicnot

Perfil

Mundo

Mulher mata marido por faltarem ingredientes para refeição em Moçambique

Uma mulher foi detida em Gondola, centro de Moçambique, por suspeita de assassinar o marido à paulada, supostamente porque não comprou todos os ingredientes para confecionar o jantar, disse esta quinta-feira à Lusa fonte policial.

"O caso aconteceu há dois dias. Quando a mulher preparava o jantar, houve desentendimento com o marido, até que pegou um pau e agrediu-o até a morte", descreveu Elsidia Filipe, porta-voz do comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) de Manica.

A mulher de 34 anos, grávida e mãe de três filhos, atacou o marido após dar-se conta de que a vítima tinha comprado peixe para o jantar, mas faltavam outros ingredientes, como óleo de cozinha, tomate e cebola, segundo a descrição da PRM.

É ainda suspeita de ter tentado esconder o corpo num quarto, mas os vizinhos acabaram por denunciar o caso à polícia.

Nos últimos dias a PRM em Manica teve de lidar com dois homicídios por supostos motivos passionais, depois um homem ter sido detido, na terça-feira em Chimoio, por suspeita de ter matado a mulher com uma arma branca.

"Após matar a sua esposa, este homem fugiu. Tivemos um aturado trabalho para detê-lo", disse Elsídia Filipe.

As estatísticas da PRM de Manica indicam que 26 pessoas morreram de janeiro até 22 julho nos distritos de Manica, Gondola, Chimoio e Sussundenga, Machaze e Mossurize, após se envolverem em lutas motivadas por acusações de traição ou uso de feitiçaria para destruir relações conjugais.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Só 40% das multas por falta de limpeza dos terrenos foram cobradas em 2016
    1:43

    País

    Este ano, a Guarda Nacional Republicana já autuou mais de 660 proprietários de terrenos, que não cumpriram as regras de prevenção e proteção das florestas contra incêndios, sobretudo as de limpeza. Em 2016, das mais de duas mil multas passadas pela GNR, só 40% foram cobradas. Relativamente a este ano, apenas um terço das multas foram pagas.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01