sicnot

Perfil

Mundo

Navios militares do Irão fazem aproximação "perigosa" a contratorpedeiro dos EUA

Quatro navios militares iranianos aproximaram-se de um contratorpedeiro dos Estados Unidos com as armas a descoberto no Estreito de Ormuz, num encontro "perigoso e pouco profissional", disse um elemento da Defesa norte-americana.

O contratorpedeiro disparou tiros de advertência, apitou e tentou, sem sucesso, entrar em contacto com os navios iranianos, disse o funcionário, que pediu para não ser identificado.

O encontro ocorreu em águas internacionais do Estreito de Ormuz, importante rota comercial do tráfego internacional no sul do Irão e no norte dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o jornal militar norte-americano Stars and Stripes, o contratorpedeiro, que pode disparar mísseis balísticos, teve de mudar de direção para evitar uma colisão, mas a sua operação foi limitada devido às plataformas de petróleo.

A mesma fonte explicou que os navios iranianos aproximaram-se a 300 metros do contratorpedeiro antes de abandonarem o local.

Em janeiro, a Marinha iraniana capturou dez marinheiros norte-americanos que entraram em águas do Irão quando faziam uma patrulha em duas embarcações.

Os marinheiros foram libertados em 24 horas.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.