sicnot

Perfil

Mundo

Navios militares do Irão fazem aproximação "perigosa" a contratorpedeiro dos EUA

Quatro navios militares iranianos aproximaram-se de um contratorpedeiro dos Estados Unidos com as armas a descoberto no Estreito de Ormuz, num encontro "perigoso e pouco profissional", disse um elemento da Defesa norte-americana.

O contratorpedeiro disparou tiros de advertência, apitou e tentou, sem sucesso, entrar em contacto com os navios iranianos, disse o funcionário, que pediu para não ser identificado.

O encontro ocorreu em águas internacionais do Estreito de Ormuz, importante rota comercial do tráfego internacional no sul do Irão e no norte dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o jornal militar norte-americano Stars and Stripes, o contratorpedeiro, que pode disparar mísseis balísticos, teve de mudar de direção para evitar uma colisão, mas a sua operação foi limitada devido às plataformas de petróleo.

A mesma fonte explicou que os navios iranianos aproximaram-se a 300 metros do contratorpedeiro antes de abandonarem o local.

Em janeiro, a Marinha iraniana capturou dez marinheiros norte-americanos que entraram em águas do Irão quando faziam uma patrulha em duas embarcações.

Os marinheiros foram libertados em 24 horas.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27