sicnot

Perfil

Mundo

Navios militares do Irão fazem aproximação "perigosa" a contratorpedeiro dos EUA

Quatro navios militares iranianos aproximaram-se de um contratorpedeiro dos Estados Unidos com as armas a descoberto no Estreito de Ormuz, num encontro "perigoso e pouco profissional", disse um elemento da Defesa norte-americana.

O contratorpedeiro disparou tiros de advertência, apitou e tentou, sem sucesso, entrar em contacto com os navios iranianos, disse o funcionário, que pediu para não ser identificado.

O encontro ocorreu em águas internacionais do Estreito de Ormuz, importante rota comercial do tráfego internacional no sul do Irão e no norte dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o jornal militar norte-americano Stars and Stripes, o contratorpedeiro, que pode disparar mísseis balísticos, teve de mudar de direção para evitar uma colisão, mas a sua operação foi limitada devido às plataformas de petróleo.

A mesma fonte explicou que os navios iranianos aproximaram-se a 300 metros do contratorpedeiro antes de abandonarem o local.

Em janeiro, a Marinha iraniana capturou dez marinheiros norte-americanos que entraram em águas do Irão quando faziam uma patrulha em duas embarcações.

Os marinheiros foram libertados em 24 horas.

Lusa

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.