sicnot

Perfil

Mundo

Navios militares do Irão fazem aproximação "perigosa" a contratorpedeiro dos EUA

Quatro navios militares iranianos aproximaram-se de um contratorpedeiro dos Estados Unidos com as armas a descoberto no Estreito de Ormuz, num encontro "perigoso e pouco profissional", disse um elemento da Defesa norte-americana.

O contratorpedeiro disparou tiros de advertência, apitou e tentou, sem sucesso, entrar em contacto com os navios iranianos, disse o funcionário, que pediu para não ser identificado.

O encontro ocorreu em águas internacionais do Estreito de Ormuz, importante rota comercial do tráfego internacional no sul do Irão e no norte dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o jornal militar norte-americano Stars and Stripes, o contratorpedeiro, que pode disparar mísseis balísticos, teve de mudar de direção para evitar uma colisão, mas a sua operação foi limitada devido às plataformas de petróleo.

A mesma fonte explicou que os navios iranianos aproximaram-se a 300 metros do contratorpedeiro antes de abandonarem o local.

Em janeiro, a Marinha iraniana capturou dez marinheiros norte-americanos que entraram em águas do Irão quando faziam uma patrulha em duas embarcações.

Os marinheiros foram libertados em 24 horas.

Lusa

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.