sicnot

Perfil

Mundo

Venezuela encomenda filme e série sobre a vida de Hugo Chávez

© Handout . / Reuters

O Presidente venezuelano Nicolás Maduro, anunciou, quarta-feira, que vai formar uma equipa de cineastas, escritores, historiadores e guionistas para fazer um filme e uma série sobre a vida do ex-líder do país Hugo Chávez.

"Decidimos fazer um filme e uma série sobre a vida do comandante Hugo Chávez, a partir da sua Venezuela original, da sua terra, do seu espírito original", disse.

O anúncio aconteceu durante o lançamento do livro biográfico com o título "Hugo Chávez e o destino do povo", no Teatro Teresa Carreño, em Caracas.

Nicolás Maduro sublinhou que há uma empresa norte-americana a realizar um projeto cinematográfico sobre a vida e obra do "comandante", com o objetivo de o "desfigurar".

"Não virá nenhuma (empresa) transnacional desfigurar o nosso comandante (...) São uns abusadores, porque sabem o impacto que tem Chávez no século XXI, mas temos o nosso Chávez original, na sua Venezuela", frisou.

O Presidente venezuelano explicou ainda que o projeto será apoiado pelo Instituto do Pensamento Político de Hugo Chávez e que as histórias nele contidas vão ser delineadas com base em livros, investigações históricas, entre elas uma entrevista feita pelo escritor Ignacio Ramonet, declarações de pessoas que conheceram de perto o líder socialista e membros do Governo venezuelano.

"Está à flor da pele cada lembrança, sorriso, lágrimas, luta. E o mais importante, o seu povo conhece e reconhece quem é o Chávez verdadeiro", disse.

Mais conhecido como Hugo Chávez, Hugo Rafael Chávez Frías, nasceu na localidade venezuelana de Sabaneta, Barinas, a 28 de julho de 1954 e faleceu em Caracas a 05 de março de 2013.

Político e militar, presidiu a Venezuela entre 02 de fevereiro de 1999 e o dia da sua morte. Socialista, ficou conhecido pelas suas posições anti-Estados Unidos e por travar amizade com figuras controversas como Fidel Castro, Mahumd Ahmadinejad ou Mouammar Kadhafi.

Foi líder do Movimento Quinta República, desde a sua fundação, em 1997, até 2007, quando se fundiu com outros partidos dando origem ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do qual foi presidente.

A 08 de dezembro de 2012, antes de ser submetido em Cuba a mais uma intervenção cirúrgica para travar um cancro na zona pélvica, Hugo Chávez confirmou Nicolás Maduro como o seu sucessor político.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.