sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan e Putin concordam em acelerar ajuda humanitária para Alepo

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, concordaram esta sexta-feira em acelerar a ajuda humanitária na província síria de Alepo, de acordo com media turcos.

Durante uma conversa telefónica, "os dois líderes (...) concordaram em acelerar os esforços para garantir que a ajuda chegue às pessoas em Alepo", segundo um comunicado citado pela agência de notícias Anadolu.

A mesma fonte indicou que Erdogan tem fornecido informações a Putin sobre a operação militar turca em curso na Síria.

Este telefonema é mais um sinal positivo nas relações entre Moscovo e Ancara, após um acordo de normalização dos laços realizado em junho, na sequência da crise provocada pelo abate de um avião de guerra russo por Ancara no ano passado.

A declaração disse que os dois líderes enfatizaram a necessidade de lutar contra "todos os grupos terroristas" na Síria, incluindo o Daesh.

O Kremlin confirmou a conversa telefónica entre os dois líderes.

"Os líderes realizaram uma exaustiva troca de pontos de vista sobre a situação na Síria. Sublinharam a importância de esforços conjuntos em linha com a luta contra o terrorismo", segundo um comunicado das autoridades russas.

Com Lusa