sicnot

Perfil

Mundo

Polícias filipinos proibidos de pôr o dedo no nariz em serviço

© Romeo Ranoco / Reuters

A polícia de Manila foi avisada para não pôr o dedo no nariz, tirar selfies ou mascar pastilha elástica, pelo menos enquanto estiver ao serviço. Num memorando, a Polícia Nacional relembra os agentes para não fazerem nada que possa criar uma impressão negativa entre o público.

Deixar o nariz "em paz", não jogar videojogos, não fumar, não mascar pastilha elástica, não coçar feridas. A lista de "posturas a evitar" é longa, e surge em resposta a várias fotografias publicadas pelos próprios agentes nas redes sociais, enquanto estavam de serviço na capital.

Os chefes da polícia têm vindo repetidamente a proibir as selfies, por exemplo, sobretudo desde o furacão Haiyan, em 2013, altura em que muitos agentes publicaram fotos suas nas zonas do desastre.

A cidade de Manila tem vindo a aumentar a presença policia, depois do Presidente Rodrigo Duterte ter anunciado um aumento no financiamento estatal da polícia.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.