sicnot

Perfil

Mundo

Resgatado corpo de vice-ministro da Bolívia espancado até à morte por mineiros

O cadáver do vice-ministro boliviano espancado até à morte por mineiros que o tinham sequestrado foi resgatado esta sexta-feira do planalto onde foi morto e transportado para La Paz, onde vai ser autopsiado, informaram fontes oficiais.

O Procurador-Geral da Bolívia, Héctor Arce, e o ministro do Trabalho, Gonzalo Trigoso, receberam o corpo de Rodolfo Illanes na cidade de El Alto, próxima de La Paz, cerca das 02:30 locais (07:30 em Lisboa), informou fonte da Procuradoria citada pela agência EFE.

O cadáver chegou à capital numa ambulância escoltada por polícias e foi levado para uma clínica privada onde vai ser autopsiado, acrescentou a fonte.

Uma primeira observação do cadáver permitiu ver que o vice-ministro sofreu vários golpes na cabeça, especialmente na nuca, disse ainda a fonte.

O Procurador-Geral disse a jornalistas que Illanes, 56 anos, era "um homem bom" que foi a Panduro reunir-se com mineiros para encontrar uma solução para o conflito.

O ministro do Interior, Carlos Romero, anunciou na madrugada de hoje que Rodolfo Illanes foi "cobarde e brutalmente assassinado" quando estava sequestrado pelos mineiros.

O presidente boliviano, Evo Morales, considerou o assassínio "imperdoável" e decretou três dias de luto nacional.

"O falecimento do irmão vice-ministro Illanes dói muito, porque foi um ato tão cobarde. Sequestram, torturam e matam", disse Morales.

A polícia deteve mais de uma centena de mineiros que participaram nos bloqueios no planalto onde foi sequestrado e assassinado Illanes.

O protesto dos mineiros bolivianos degenerou em violência esta semana com o bloqueio de estradas que levou a confrontos com a polícia. Na quarta-feira, dois manifestantes foram mortos, atingidos a tiro pela polícia, e 17 agentes ficaram feridos.

A Federação Nacional de Cooperativas Mineiras (Fencomin), outrora um forte aliado de Evo Morales, convocou o protesto por tempo indeterminado depois do fracasso das negociações com o governo sobre nova legislação.

Os mineiros exigem mais concessões de minas, o direito a trabalhar para empresas privadas e maior representação sindical.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC