sicnot

Perfil

Mundo

Diplomata espanhol ferido durante tentativa de sequestro na Venezuela

​Um funcionário da embaixada da Espanha na Venezuela ficou ferido, na sexta-feira, na sequência de uma tentativa de sequestro, elevando para três o número de diplomatas vítimas da insegurança no país em menos de dois meses.

Segundo fontes policiais, o tenente José Miguel Oliva Iñiguez, adido militar de Espanha na Venezuela, foi intercetado por indivíduos armados quando se encontrava no interior da sua viatura à espera de uma pessoa, na avenida Sanz de El Marqués, na zona leste de Caracas.

Os criminosos terão tentado roubar a viatura e sequestrar o funcionário, que opôs resistência e foi baleado no ombro direito, tendo a bala se deslocado até à zona do peito.

Apesar dos ferimentos José Miguel Oliva Iñiguez conseguiu fugir do local e chegar a uma clínica onde recebeu assistência médica de urgência.

Há pouco mais de uma semana o cônsul da Rússia em Caracas, Alexey Gorlov, foi sequestrado em Caracas por um grupo de indivíduos armados.

Segundo a imprensa venezuelana, depois de ter negociado e pagado o regate, foi "agredido selvagemente" pelos raptores.

Em declarações aos jornalistas o diretor do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cicpc, antiga Polícia Técnica Judiciária), Douglas Rico, anunciou que as autoridades detiveram um dos criminosos, estando à procura dos outros membros de um grupo dedicado essencialmente ao roubo e ao sequestro.

A 04 de julho, foi assassinado o administrador do Consulado de Itália em Caracas, Mauro Monciatti, na localidade de Altamira, no leste da capital da Venezuela.

O diplomata, de 59 anos, que estava radicado há três meses no país, foi encontrado sem vida dentro do seu apartamento, com várias feridas de objetos contundentes.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.