sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 15 civis mortos num bairro rebelde de Alepo

​Pelo menos 15 civis foram mortos e várias pessoas ficaram feridas por dois barris de explosivos lançados hoje pelo regime sírio num bairro rebelde da cidade de Alepo, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os barris foram lançados com alguns minutos de intervalo no bairro al-Maadi, perto de uma tenda onde familiares de pessoas que morreram em ataques suicidas esta semana, no bairro vizinho de Bab al-Nayrab, estavam a receber condolências, disse à Agência France Presse (AFP) Rami Abdel Rahmane, diretor do Observatório, sediado na Grã-Bretanha.

"Houve um primeiro barril e quando as pessoas se juntaram e as ambulâncias chegaram, caiu um segundo barril tendo feito mais mortos e destruído completamente uma ambulância", relatou o correspondente da AFP na parte rebelde de Alepo, citando voluntários da proteção civil.

A agência de informação local Shahba, que refere que o ataque fez 23 mortos, publicou fotografias entre as quais uma que mostra o corpo de um homem coberto de poeira, deitado numa maca de uma ambulância. Outra foto apresenta o corpo desmembrado e ensanguentado de um homem junto ao que parece ser a carcaça de uma mota.

Segundo o OSDH e o jornalista da AFP, as pessoas estavam a receber condolências pelos 15 civis, entre os quais 11 crianças, mortos na quinta-feira por barris de explosivos lançados por helicópteros do regime de Bab al-Nayrab.

Antiga capital económica do pais, Alepo está dividida em duas desde julho de 2012, com os bairros rebeldes a leste e a oeste a zona dominada pelo regime de Bab al-Nayrab.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.