sicnot

Perfil

Mundo

Talibãs conquistaram distrito afegão na fronteira com o Paquistão

​Os talibãs conquistaram hoje, pela primeira vez, um distrito na estratégica província oriental afegã de Paktika, na fronteira com o Paquistão, depois de uma ofensiva que culminou com a tomada do quartel-general da administração da região.

As autoridades afegãs deram por perdido o controlo do distrito de Jani Khel depois de "fortes confrontos" entre as forças de segurança e os rebeldes", disse à Efe o porta-voz do governador provincial, Naqibullah Atal.

"Infelizmente, o distrito de Jani Khel caiu em mãos de rebeles talibãs (...) estamos a encetar todos os esforços para o reconquistar", assegurou o porta-voz.

Segundo explicou Atal, nos últimos confrontos morreram pelo menos cinco polícias e outros tantos ficaram feridos.

O responsável adiantou que também foram registadas baixas entre os insurgentes, sem adiantar números.

O porta-voz dos talibãs, Zabihulla Mujahid, anunciou a conquista do distrito através do Twitter e revelou que mataram "dezenas" de membros das forças de segurança.

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58