sicnot

Perfil

Mundo

Talibãs conquistaram distrito afegão na fronteira com o Paquistão

​Os talibãs conquistaram hoje, pela primeira vez, um distrito na estratégica província oriental afegã de Paktika, na fronteira com o Paquistão, depois de uma ofensiva que culminou com a tomada do quartel-general da administração da região.

As autoridades afegãs deram por perdido o controlo do distrito de Jani Khel depois de "fortes confrontos" entre as forças de segurança e os rebeldes", disse à Efe o porta-voz do governador provincial, Naqibullah Atal.

"Infelizmente, o distrito de Jani Khel caiu em mãos de rebeles talibãs (...) estamos a encetar todos os esforços para o reconquistar", assegurou o porta-voz.

Segundo explicou Atal, nos últimos confrontos morreram pelo menos cinco polícias e outros tantos ficaram feridos.

O responsável adiantou que também foram registadas baixas entre os insurgentes, sem adiantar números.

O porta-voz dos talibãs, Zabihulla Mujahid, anunciou a conquista do distrito através do Twitter e revelou que mataram "dezenas" de membros das forças de segurança.

Lusa

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.