sicnot

Perfil

Mundo

Turquia enviou seis novos carros de combate para a Síria

​A Turquia enviou hoje mais seis carros de combate para a Síria num momento em que os rebeldes apoiados por Ancara continuam a desminagem na cidade de Jarablos, tomada esta semana pelo grupo extremista Estado Islâmico, constatou a AFP.

O exército turco lançou na quarta-feira a operação "Escudo do Eufrates" no território sírio para retirar o Estado Islâmico (EI) da zona e travar o avanço das milícias curdas.

Os seis carros de combate entraram hoje de manhã em território sírio, constatou um fotógrafo da AFP na cidade de Karkamis, na fronteira turca.

Segundo o jornal Hurriyet, a Turquia tem atualmente 50 carros de combate e 380 soldados na Síria.

A operação "Escudo do Eufrates" foi considerada, por especialistas, como a maior lançada pela Turquia em território sírio desde o início do conflito sírio, em 2011.

Esta intervenção torna ainda mais complexo o conflito na Síria, que envolve vários países estrangeiros: Estados Unidos, Arábia Saudita e Turquia ao lado dos rebeldes, e Rússia e Irão do lado de Damasco.

Lusa

  • Comitiva portuguesa terminou visita à central de Almaraz

    País

    A visita técnica da delegação portuguesa e da Comissão Europeia à central nuclear de Almaraz, em Espanha, realizou-se esta segunda-feira. A visita serviu para Portugal se inteirar sobre o funcionamento da central e sobre o projeto de construção de uma instalação para armazenamento de resíduos radioativos.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.