sicnot

Perfil

Mundo

Vulcão indonésio Sinabung expele coluna de fumo e cinzas até 3 quilómetros de altura

O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da ilha indonésia de Samatra, expeliu fumo e cinzas até mais de três quilómetros de distância da cratera, levando o exército a preparar uma eventual evacuação das aldeias próximas, informam hoje os 'media' locais.

As autoridades encerraram o acesso das duas principais vias à zona, catalogada como vermelha devido ao perigo, e poderão iniciar a evacuação de pelo menos cinco povoações que ficam no sopé do monte.

"Vamos continuar a lembrar e retirar as pessoas que estejam dentro da zona vermelha", disse o comandante da estação do Monte Sinabung, Agustatius Sitepu, ao portal de notícias Tempo.

O Sinabung despertou pela primeira vez em agosto de 2010 depois de ter passado 400 anos adormecido.

Desde setembro de 2013 tem mostrado uma atividade incessante.

Anteriores erupções vulcânicas provocaram problemas no tráfego aéreo da região e causaram vítimas mortais.

Em maio último, pelo menos sete pessoas morreram, enquanto em fevereiro foram contabilizadas 16 vítimas mortais devido a uma forte erupção que obrigou à retirada de 14 mil pessoas.

A Indonésia assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, albergando mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 são qualificados como perigosos, incluindo o Sinabung.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".