sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco visita cidades italianas afetadas pelo sismo

​O papa Francisco anunciou hoje que pretende visitar as cidades no centro de Itália que ficaram esta semana devastadas na sequência de um sismo, que fez quase 300 mortos.

"Assim que possível, espero ir ver-vos, levar-vos o conforto da fé, a ternura de um pai e de um irmão e a esperança e o apoio que a cristandade tem para oferecer", afirmou o pontífice perante milhares de crentes que se juntaram hoje na Praça de São Pedro para o ouvir a tradicional mensagem do Angelus.

O papa argentino também manifestou a sua "proximidade espiritual" aos moradores das aldeias remotas das regiões de Umbria, Marche e Lazio, que foram atingidas na quarta-feira pelo sismo.

"Quero dizer a estas pessoas mais uma vez que a igreja partilha do seu sofrimento e das suas preocupações", afirmou ainda o papa Francisco.

De acordo com o último balanço oficial, morreram pelo menos 291 pessoas esta semana devido ao sismo de quarta-feira.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.