sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 5,7 sacode província indonésia de Papua

​Um sismo de magnitude 5,7 na escala de Richter sacudiu hoje a província indonésia de Papua, mas não há alerta de tsunami, nem notícia de vítimas ou danos materiais relevantes.

A província está localizada no extremo oriental da Indonésia e a oeste da ilha de Nova Guiné

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro a 28 quilómetros de profundidade e a 252 a sudoeste de Jayapura, capital da província indonésia de Papua.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia e a oriental a Papua Nova Guiné, está localizada em cima do "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida anualmente por cerca de 7.000 abalos sísmicos, a maioria dos quais moderados.

Um sismo de magnitude 7,0 assolou em 1998 o mar de Bismarck, no este da ilha de Nova Guiné, criando uma onda gigante que matou mais de 2.200 pessoas e arrasou dezenas de aldeias.

Lusa

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06