sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 5,7 sacode província indonésia de Papua

​Um sismo de magnitude 5,7 na escala de Richter sacudiu hoje a província indonésia de Papua, mas não há alerta de tsunami, nem notícia de vítimas ou danos materiais relevantes.

A província está localizada no extremo oriental da Indonésia e a oeste da ilha de Nova Guiné

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro a 28 quilómetros de profundidade e a 252 a sudoeste de Jayapura, capital da província indonésia de Papua.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia e a oriental a Papua Nova Guiné, está localizada em cima do "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida anualmente por cerca de 7.000 abalos sísmicos, a maioria dos quais moderados.

Um sismo de magnitude 7,0 assolou em 1998 o mar de Bismarck, no este da ilha de Nova Guiné, criando uma onda gigante que matou mais de 2.200 pessoas e arrasou dezenas de aldeias.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.