sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 5,7 sacode província indonésia de Papua

​Um sismo de magnitude 5,7 na escala de Richter sacudiu hoje a província indonésia de Papua, mas não há alerta de tsunami, nem notícia de vítimas ou danos materiais relevantes.

A província está localizada no extremo oriental da Indonésia e a oeste da ilha de Nova Guiné

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro a 28 quilómetros de profundidade e a 252 a sudoeste de Jayapura, capital da província indonésia de Papua.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia e a oriental a Papua Nova Guiné, está localizada em cima do "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida anualmente por cerca de 7.000 abalos sísmicos, a maioria dos quais moderados.

Um sismo de magnitude 7,0 assolou em 1998 o mar de Bismarck, no este da ilha de Nova Guiné, criando uma onda gigante que matou mais de 2.200 pessoas e arrasou dezenas de aldeias.

Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.